14 novembro 2021

Meio Ambiente: Apenas 20% das prefeituras do RN possuem secretarias exclusivas para tratar do tema

Imagem: reprodução

No estado do RN, 161 municípios possuem alguma estrutura administrativa para lidar com as temáticas ambientais. Desses, 105 cidades potiguares utilizam a mesma unidade administrativa para tratar do meio ambiente e de outros temas.

Apesar disso, apenas 30 municípios dispunham de recursos financeiros específicos para execução por parte da pasta ambiental. Em apenas 34 municípios do estado existem secretarias municipais com exclusividade de atuação ambiental, o que equivale a 20,3% das prefeituras.

Este é o segundo menor percentual do Nordeste, ficando à frente apenas de PE, onde 19% (32) de seus municípios dispõem de uma pasta exclusiva para o meio ambiente.

Ainda sobre meio ambiente, 74 municípios potiguares declararam ter um Conselho Municipal para o setor.

No entanto, apenas 23 deles haviam realizado reunião nos últimos 12 meses, e somente cinco cidades realizaram uma etapa municipal da Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa apontou ainda que 56 municípios do RN não dispõem de legislação ou instrumento de gestão para o meio ambiente, finaliza nota da assessoria de imprensa.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário