04 março 2022

Acordo: Professores acatam proposta do Governo do Estado e encerram paralisação

Imagem: reprodução

A proposta do Governo do Estado para o pagamento do reajuste de 33,24% do piso do magistério, apresentada nesta sexta-feira (04) em reunião com a presença da governadora Fátima Bezerra, foi aprovada por ampla maioria pelos trabalhadores da educação do estado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE).

Com isso, as aulas na rede estadual voltam à normalidade na próxima segunda-feira (07). 

A proposta assegura o pagamento desse percentual até o mês de dezembro próximo a professores da ativa, aposentados e pensionistas.

O impacto financeiro no Orçamento Geral do Estado (OGE) em 2022 será de aproximadamente R$ 460 milhões, segundo estimativa da área econômica.

A proposta acatada pela categoria contempla o reajuste dos salários dos professores e especialistas em educação que estão abaixo do novo piso já neste mês de março, com efeito retroativo a janeiro, em até 33,24%.

Aos demais professores e especialistas, o reajuste se dará em três parcelas, da seguinte forma: 15,03% em março; 6,0% em novembro e 9,28% em dezembro.

Os estudos feitos pela área econômica do Governo do Estado chegaram à viabilidade de pagar o valor retroativo a janeiro também de forma escalonada - o retroativo da parcela de 15,03%, implantada em março, será pago a partir de abril em nove parcelas.

O retroativo restante será pago em 12 parcelas a partir de janeiro de 2023.

Esse parcelamento fica condicionado a ser menor que 2,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) do estado do RN.

Caso seja maior, o Núcleo de Ações Coletivas será acionado para rediscutir a forma do parcelamento, adianta informação da assessoria de imprensa do Governo do Estado.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário