20 maio 2025

Natal terá manhã de atividade física e tarde de doação de sangue nesta terça-feira (20)

Imagem: Reprodução

A terça-feira (20) será marcada por ações de bem-estar e cidadania em Natal, com duas atividades abertas ao público promovidas pela Associação Atlética Acadêmica de Direito da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino do Brasil, o Ecossistema Ânima. A programação faz parte da I Conferência Acadêmica das Ciências Jurídicas (CACJ) e busca mobilizar estudantes e a comunidade em torno de práticas que valorizam a saúde e a solidariedade.

Logo às 7h da manhã, os participantes poderão começar o dia com disposição em uma atividade física ao ar livre no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Candelária, zona Sul da capital. A proposta é incentivar hábitos saudáveis e a conexão com a natureza.

No turno da tarde, das 14h às 18h, será realizada uma campanha de doação de sangue no Hemonorte, em Tirol, na zona Oeste. A iniciativa reforça a importância desse gesto simples e voluntário que pode salvar vidas, especialmente em um momento em que os estoques de sangue costumam enfrentar queda.

Não é necessário realizar inscrição prévia para participar de nenhuma das atividades. Basta comparecer aos locais nos horários indicados.

Serviço:

Atividade física ao ar livre - 7h

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, situado na Avenida Omar O’Grady, 8080, em Candelária.

Doação de sangue - 14h às 18h

A sede do Hemonorte é localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, em Tirol, próximo ao Parque das Dunas.

Requisitos básicos para ser um doador de sangue:

· Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

· Pesar no mínimo 50 kg;

· Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

· Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

· Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

· Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);

· Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento e a presença do responsável e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;

· A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário