![]() |
Imagem: Reprodução |
Na sessão ordinária desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou cinco projetos de lei de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes que reconhecem oficialmente como patrimônios culturais, religiosos, gastronômicos e econômicos importantes referências do Estado.
Entre os projetos aprovados, está o PL nº 212/2025, que Reconhece como PatrimôniocCultural, Histórico, Artístico,
Econômico Material do estado do Rio Grande do Norte a Tecelagem da cidade de Jardim de Piranhas.
Também foi aprovado o PL nº 184/2025, que reconhece como Patrimônio Cultural, Religioso, Histórico e Arquitetônico a Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Com quase dois séculos de história, a paróquia é referência no turismo religioso nacional e recebe milhares de fiéis e visitantes todos os anos.
O plenário ainda aprovou dois projetos que celebram o carnaval potiguar. O PL nº 65/2025 reconhece como Patrimônio Cultural do RN o Grêmio Recreativo Escola de Samba Malandros do Samba, fundado em 1958 e com 37 títulos do carnaval de Natal. Já o PL nº 64/2025 concede o mesmo reconhecimento à Associação Recreativa Carnavalesca e Cultural Escola de Samba Balanço do Morro, fundada em 1966 e campeã 28 vezes. Ambas são importantes espaços de preservação da cultura popular.
Por fim, o PL nº 531/2024 reconhece como Patrimônio Cultural, Econômico e Gastronômico o Bar 21, na praia de Genipabu, um ponto turístico e gastronômico de destaque que une culinária típica, lazer e fortalecimento da economia local.
Para o deputado Ubaldo Fernandes, as aprovações representam um passo importante na valorização da identidade potiguar: “Cada um desses reconhecimentos preserva parte da nossa história e cultura, protege tradições e fortalece atividades que geram emprego, renda e orgulho para o nosso povo. É a Assembleia Legislativa cumprindo seu papel de guardar e promover o patrimônio do Rio Grande do Norte.”
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário