25 agosto 2025

Semana de Ancestralidade Moderna fortalece saberes tradicionais e debate o futuro das periferias em Natal

Imagem: Reprodução

O projeto Conexão Felipe Camarão, localizado no bairro de Felipe Camarão, em Natal, realizou entre os dias 20 e 22 de agosto a Semana de Ancestralidade Moderna. O evento reuniu mestres da cultura popular, artistas, educadores, pesquisadores e coletivos culturais para refletir sobre memória, território, educação, antirracismo e a potência criativa das periferias. Foram três dias de muito aprendizado e rica troca de conhecimentos.

Com uma programação diversa e profundamente conectada aos saberes tradicionais, a Semana contou com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e exibições de documentários. A abertura teve como destaque o “Converseiro sobre Educação e Culturas: Sonhar Caminhos”, com a presença de figuras como Isa Galvão, Maciel Salu e Daliana Cascudo. Ao longo dos três dias, temas como práticas anti racistas no cotidiano, cultura popular como ferramenta de transformação e a centralidade das periferias na produção de saberes foram abordados em espaços de diálogo abertos ao público.

A Mostra de Cinema “Aos Mestres e Mestras com Carinho”, com direção de Carito Cavalcanti, apresentou fragmentos sensoriais e poéticos sobre mestres da cultura e suas trajetórias de resistência, seguida de bate-papos mediados pelo poeta-educador André Gravatá. Foram momentos interessantes e de grande participação da comunidade e convidados.

A ação reforça o compromisso da Conexão Felipe Camarão com a valorização das culturas locais e a articulação de uma educação integral que reconhece e respeita os saberes ancestrais. A nova sede da Escola de Saberes – situada na Rua Antônio Trigueiro, n° 12A, em Felipe Camarão – foi o cenário dessa celebração, reafirmando o território como espaço vivo de aprendizagem, criação e pertencimento.

As ações do Conexão Felipe Camarão têm o patrocínio da Neoenergia Cosern e apresentação do Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto. A realização é da Associação Companhia Terramar, com o apoio da Rede de Educadores de Felipe Camarão e da Escola de Música da UFRN.

“A Semana de Ancestralidade Moderna consolida-se como um marco no calendário cultural da cidade, promovendo encontros que resgatam memórias, inspiram o presente e projetam futuros possíveis a partir das raízes populares. Foi muito bonito ver o engajamento e participação de todos”, declara Vera Santana, coordenadora do Conexão Felipe Camarão.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário