10 novembro 2016

IPANGUAÇU: OPERAÇÃO RETIRA EQUIPAMENTOS QUE DESVIAM ÁGUAS DO CANAL DO PATAXÓ

pataxó
Uma equipe do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), juntamente com profissionais da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), com o apoio da 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), de Assú, fez a retirada de bombas, drenos e sifões que desviam água do Canal do Pataxó, em Ipanguaçu.
A operação, realizada durante todo o dia de terça-feira (08), foi deflagrada após as dificuldades de abastecimento enfrentadas, na última semana, pelos municípios que são abastecidos pelo Sistema Adutor Sertão Central Cabugi, esclarece informação da assessoria de imprensa do Instituto, na capital do estado.
As instalações foram encontradas após fiscalização enviada pelo Igarn realizada na última semana.
A operação vistoriou toda a adutora até a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves e os equipamentos que foram retirados serão encaminhados para a central da Caern na cidade de Assú.
O uso e captação de água do Canal do Pataxó são regulados pela Resolução Conjunta nº 1.202, do Igarn e da Agência Nacional de Águas (ANA), de 26 de outubro de 2015.
Por esta Resolução fica proibida a retirada no trecho entre a adução das águas da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves para o Canal do Pataxó.
Só é liberada a captação pela Caern para o abastecimento da Adutora Sertão Central Cabugi e para o atendimento às necessidades da cidade de Itajá e demais municípios abastecidos pela adutora.
O Igarn monitora constantemente os reservatórios estaduais, tanto com fiscais em campo, quanto pelo uso de análises via satélite.
O descumprimento da Resolução do Igarn e da ANA é considerado uma infração gravíssima e resulta em aplicação de multa, apreensão e/ou embargo provisório ou definitivo.
Fonte : Pauta Aberta 



Nenhum comentário:

Postar um comentário