19 outubro 2021

65ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia começa em Natal nesta quinta

Evento reúne conferencistas nacionais e internacionais e traz temas importantes da atualidade

Imagem: reprodução

A capital potiguar vai ser cenário para a 65ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia, de quinta (21) a sábado (23), no Centro de Convenções de Natal, com participação de conferencistas nacionais e internacionais. Na programação, o que há de mais atual, rico e versátil no campo da ciência oftalmológica. O evento segue os protocolos de biossegurança e requer comprovante de vacinação para os participantes.

Com grade extensa e diversificada, os temas a serem debatidos entre os congressistas permeiam a atualidade. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO levantou as relações entre a pandemia da covid-19 e o crescimento do número de casos de miopia infanto-juvenil no país. Especialistas declaram que o aumento da exposição às telas dos aparelhos eletrônicos coloca em risco a saúde ocular das crianças. E, o novo cenário, somado a uma já conhecida realidade de uso excessivo de tecnologia, resultou na ampliação de novos casos ou agravamento da miopia em crianças e adolescentes.

Outro ponto observado e estudado é que, no Rio Grande do Norte, a exemplo, 40% das consultas oftalmológicas caíram por conta da pandemia e os dados revelam grandes consequências para a saúde do potiguar.

Catarata duras e intumescentes; cataratas em crianças; glaucoma; esotropia associado a uso excessivo de celular por abuso de eletrônicos portáteis; hipermetropia; presbiopia; miopia; estrabismo pós-trauma; complicações vasculares após preenchimento facial; complicações em procedimentos estéticos; transplante de córnea; olho seco, blefarites e meibomites; retinopatia diabética; refração e lentes de contato, dentre outros pontos estão entre os temas a serem debatidos durante o Congresso.

Considerado o segundo maior congresso do mundo, a 65ª edição traz, no total, 146 atividades, mais de 1300 aulas, entrevistas e cursos, 551 temas livres, 411 relatos de casos e mais de 800 conferencistas convidados, resultando em uma grande troca de experiência e conhecimento entre os participantes. Além do Desafio CBO 2021, com Startups, sendo 21 selecionados para a apresentação final, que tem o objetivo de apontar problemas existentes no meio e mostrar soluções.

O Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2021 é presidido pelos médicos Dr. Alexandre Henrique Bezerra Gomes (RN), Dr. Marco Antônio Rey de Faria (RN) e Dr. Paulo Augusto de Arruda Melo (SP); tem realização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Departamento de Oftalmologia da Associação Médica Brasileira. 

Mais informações e programação completa no: www.cbo2021.com.br/cbo2021

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário