20 janeiro 2022

27ª FIART edição é lançada oficialmente

Feira será realizada no período de 28/01 a 06/02 e traz muitas novidades

Imagem: reprodução

O melhor do artesanato e da cultura potiguar chega até você, ao alcance das suas mãos, no final do mês.  A Feira Internacional de Artesanato – FIART realiza sua 27ª edição de 28 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, com participação de 800 artesãos de diversos lugares nacionais e internacionais, distribuídos em 210 estandes. Toda a programação do evento promete surpreender os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural especial.

Durante o lançamento, nesta quinta-feira, no Espaço Neuma Leão, autoridades, patrocinadores, artesãos e imprensa ficaram por dentro da programação e das novidades da 27ª edição. Além das falas das autoridades presentes, a do artesão Igor chamou atenção: “Tenho certeza que a Fiart é a feira que mais dá visibilidade ao artesão. Sou de Brasília, mas morando em Natal participo da Fiart há sete anos, mas eu colho os frutos dessa feira o ano inteiro. Não posso deixar de ressaltar a importância do evento para os artesãos. Só tenho a agradecer”, declarou Igor, que trabalha com pirografia (Arte de decorar madeira e outros materiais).

Importante vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional, o diferencial da FIART está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta da promoção da brasilidade. É um espaço fértil à propagação da economia criativa.

Para garantir a sua segurança, a Fiart está tomando diversas medidas de prevenção relativas ao coronavírus. O evento segue as orientações da Organização Mundial de Saúde, com uso obrigatório de máscara; higienize as mãos com álcool 70; orientando para manter distanciamento, conforme decreto nº 31.265 do dia 17/01/2022, obrigando que todos os expositores, equipe e visitantes que apresentem no credenciamento o comprovante de vacina seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI).

A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal; organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.

Programação Cultural

A Programação Cultural da FIART é um atrativo extra e que encanta os visitantes e este ano terá participação de mais de 1.400 participantes distribuídos em nove tipos de apresentações culturais. Durante todos os dias da feira, várias atrações estarão se apresentando a partir das 17h, como Cortejo de abertura com trios de Forró e grupos percussivos (como Folia de Rua, Pau e Lata e Nação Zamberacatu). Às 18h temos a Literatura de Cordel, com recitação de diversos poetas sob a coordenação de Leidson Felix e Casa do Cordel. A programação segue às 19h com a Mostra de Cultura: palco aberto para a Palhaçaria com apresentações de palhaças do RN e de diversos locais do Brasil. A dança grupos como a Shaman Tribal, manifestações Folclóricas, João Redondo, rabequeiro Caio Padilha) também fazem parte. Às 20h tem início o Show (artistas confirmados: Deusa do Forró, Lene Macedo, Samara Alves, Frevo do Chico). Além disso, teremos o Festival Parafolclore, de 02 a 05 de fevereiro, sempre das 18h às 20h30. Imperdível!

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário