domingo, janeiro 23, 2022

Primeiro caso de picada de Viúva marrom registrado no RN

O caso aconteceu na noite da última sexta-feira, 21/01 na cidade de Serra do Mel.

Imagem: reprodução

O micro empresário Luciano Azevedo, conhecido por Luciano Gelo, sentiu uma picada no ante braço direito quando se sentou em sua cadeira de balanço para jantar e assistir na sala da sua casa.

Segundo relato de Luciano, a coceira e ardor foi imediata; Luciano que tem uma Web tv na cidade (@PortalSerranoRn) e trabalha na área de mídia no geral, disse que passou a madrugada trabalhando em seu projeto, e no sábado decidiu dormir até mais tarde, más assim que acordou, por volta das 10 da manhã, sentiu o incomodo ainda mais forte.

Desconfiado de que poderia ser a picada de uma aranha, já que 2 dias antes tinha achado teias tecidas em sua cadeira, Luciano pegou a cadeira, levou até sua área de serviço e cortou os fitilhos do apoio de braço da cadeira, achando a Viúva marrom lá.

Depois de matar o aracnídeo ele fez fotos e foi pesquisar de que família era a aranha, achando seu nome real, características, sintomas e de imediato buscou o médico.

Sendo atendido na Unidade Mista Doutor Sílvio Romero de Lucena, foi medicado e encaminhado para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, onde o competente Doutor Gilberto Oliveira o atendeu e buscou com um colega infectologista e um biólogo a confirmação se era mesmo a Latrodectus geometricus, vulgarmente conhecido como o viúva castanho ou viúva marrom.

Obs: a esposa de Luciano levou a aranha para o médico de plantão em Serra do Mel, que pediu para ver o aracnídeo, más logo em seguida seguindo orientação do médico, jogou no lixo.

Segundo o Doutor Gilberto, seus colegas biólogo e infectologista, disseram que é um caso raro, e que seria o primeiro registrado no Rio Grande do Norte.

A viúva marrom é a prima da viúva negra e sua picada tem efeito direcionado ao sistema nervoso, causando irritação, coceira, espasmos musculares no local da picada, náuseas, dores de cabeça e em casos mais graves, paralisia espinhal e cerebral.

Luciano foi medicado, fez alguns exames, ficou sobre repouso e passa bem em sua residência.

Fica o alerta!!!

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário