21 março 2024

Governo do RN e movimentos estudantis discutem o direito ao transporte

Imagem: reprodução

Melhorar a qualidade do transporte intermunicipal garantindo a representatividade dos segmentos envolvidos neste direito. Foi com este objetivo que o Governo do Estado recebeu, nesta quinta-feira (21), uma representação dos movimentos estudantis do Rio Grande do Norte. Uma comissão foi formada para elaboração de uma minuta de projeto de lei complementar para a criação do Conselho Metropolitano de Mobilidade Urbana.

Além de questionar o aumento nas passagens do transporte intermunicipal metropolitano, os estudantes apresentaram a pauta histórica do movimento pelo Passe Livre. Na base da discussão, a necessidade de se criar políticas de acesso e permanência à educação, evitando a evasão escolar e garantindo maior aproveitamento do tempo de aula, além acesso a espaços culturais, esportivos e de lazer.

O valor reajustado das tarifas para o serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal está em vigor desde fevereiro deste ano. A decisão foi amparada por um estudo realizado, em 2023, pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) e o DER que constatou uma defasagem no custo das tarifas. Uma das contrapartidas exigidas às empresas para concessão do reajuste foi a inclusão de 35 novos veículos à frota intermunicipal em 2024. Mas, em 2023, já haviam incluído 50 novos carros.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário