Promovido pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI), o encontro reuniu especialistas, gestores públicos, representantes do terceiro setor, da iniciativa privada e da academia. A programação buscou integrar as agendas de conservação ambiental, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com enfoque na relevância do federalismo climático e da cooperação multinível para enfrentar os crescentes desafios ambientais, além de abordar temas como biodiversidade e economia circular.
Durante os dias de evento, ocorreram diversas atividades, como oficinas, painéis temáticos, debates e visitas técnicas. Entre os temas discutidos, destacaram-se: conservação da biodiversidade como instrumento de desenvolvimento sustentável; ações locais de adaptação climática e prevenção a desastres; perspectivas para sistemas alimentares sustentáveis; ecoturismo como vetor de desenvolvimento econômico e preservação ambiental; e integração de políticas públicas para economia circular e transição energética.
Representando a Semurb, estiveram presentes os arquitetos da Assessoria Técnica, Daniel Nicolau e André Gomes. De acordo com Gomes, a participação da Secretaria reforça o compromisso do município com a agenda climática global e com a implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes da COP 16 e às preparações para a COP 30, que acontecerá em Belém/PA.
“O evento proporcionou a oportunidade de ampliar o intercâmbio de experiências e fortalecer parcerias estratégicas com outros governos locais e instituições, visando acelerar ações voltadas à resiliência urbana, à justiça socioambiental e à redução das emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou Gomes.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário