24 janeiro 2021

Justiça afasta secretário de Saúde que vacinou a própria esposa contra a covid-19

Imagens: Reprodução

A comarca de Pires do Rio, em Goiás, acolheu um pedido do Ministério Público do Estado e mandou afastar do cargo o secretário municipal de Saúde Assis Silva Filho, por ter imunizado a própria esposa contra a covid-19 furando a fila da vacina para, em suas palavras, “preservar a saúde da mulher da minha vida”.

Silva, que também é pastor da igreja Vitória em Cristo, admitiu ter errado ao fazer comparação com os equívocos cometidos por “grandes vultos da Bíblia”. Ele afirmou que sua intenção era somente de resguardar a vida da mulher. “Foi com intuito de resguardar e preservar a saúde e a vida da mulher da minha vida. Sou capaz de dar minha própria vida por ela”, disse na ocasião.

Diante do escândalo, a 1ª Promotoria de Justiça de Pires do Rio protocolou uma medida cautelar criminal na comarca local pedindo que o secretário fosse afastado. O pedido foi acolhido pelo juiz José dos Reis Pinheiro Lemes no fim da tarde desta sexta-feira (22).

A decisão obriga o afastamento por 60 dias. “Conforme apurações iniciais, ele determinou a quebra da ordem da vacinação da covid-19 para beneficiar a própria esposa, que não se encaixava no grupo prioritário neste momento”, diz o MP-GO por meio de nota.

De acordo com o MP, a vacinação em Pires do Rio apenas prioriza profissionais da saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência, maiores de 18 anos com deficiência, moradores em residências inclusivas e a população indígena.

Segundo o promotor Marcelo Borges Amaral, a decisão de Assis Silva de vacinar a esposa pode constituir “crime de abuso de autoridade e prevaricação”, uma vez que o secretário confessou ter utilizado do cargo movido por questões pessoais.

As investigações continuam durante o afastamento do secretário. O MP instaurou ainda um procedimento para apuração de possível prática de improbidade administrativa. “O afastamento teve por objetivo impedir que Assis Silva Filho prejudique as investigações e continue se utilizando do cargo para privilegiar pessoas indevidamente no processo de vacinação da covid-19”, afirma o MP.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário