segunda-feira, janeiro 10, 2022

Governo reitera compromisso com segurança do Açude Pataxó

Providências para colocar a comporta em funcionamento e recuperação da parede do reservatório já estão em curso na Semarh e no Governo Cidadão

Imagem: reprodução

Em reunião na tarde desta segunda-feira (10) com a prefeita em exercício, Maria Carmelita Pessoa Lopes, vereadores e moradores de Ipanguaçu, a governadora Fátima Bezerra renovou o compromisso de enfrentar o problema do açude Pataxó. As providências já estão sendo adotadas em duas frentes: a primeira, e mais urgente, é colocar em operação a comporta do reservatório para controlar eventuais cheias. A segunda é a relicitação das obras de recuperação da parede do açude, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, processo que já foi reaberto.

Nesta quarta-feira, uma equipe formada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Defesa Civil e do Instituto de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), irá a Ipanguaçu fazer uma vistoria e analisar a situação juntamente com os técnicos da prefeitura local.

"Estamos trabalhando juntos na solução desse problema e o que cabe ao Governo do Estado nós estamos fazendo. Estamos enviando uma equipe a Ipanguaçu para fazer o acompanhamento da situação", explicou a governadora Fátima Bezerra, que participou da audiência ao lado do secretário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (SEGRI), Fernando Mineiro; do coordenador da Defesa Civil, coronel Marcos Carvalho; do secretário-adjunto da Semarh, Carlos Nobre, e do meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Gilmar Bristot.

Construído no início dos anos 1950 pelo DNOCS, no leito do rio de mesmo nome, Pataxó tem capacidade para 15 milhões de metros cúbicos e está atualmente com 3 milhões (20,3%), segundo medições divulgadas hoje (10) pelo Igarn. As águas são usadas para abastecimento da comunidade, que tem 400 moradores; na produção agrícola e de pescado.

"A audiência foi muito positiva no sentido de sairmos daqui com uma possível solução para tranquilizar a população de nossa cidade. Parabenizamos a governadora pela sensibilidade de tentar resolver o que deve ser feito antes da chegada do inverno", disse a prefeita Maria Carmelita.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Ajuda a esse blog continua independente faz um pix, 
Chave. 84996104845

Nenhum comentário:

Postar um comentário