18 julho 2016

Ministério da Saúde vai excluir do SUS medicamento para esclerose múltipla

O Ministério da Saúde decidiu não fornecer mais gratuitamente o Avonex (betainterferona 1a de 30 mcg) para novos pacientes da doença, mantendo apenas o fornecimento para aqueles que já usam (cerca de 3.000 pacientes atualmente). O medicamento é a única terapia na primeira linha de tratamentos com aplicação única semanal, o que representa benefícios para o paciente, especialmente relacionados à sua aderência e comodidade. Há 12 anos, o medicamento está disponível no SUS e tem enorme aceitação de pacientes e comunidade médica, sendo um dos medicamentos mais prescritos para o tratamento da doença.
A decisão foi feita à revelia da opinião pública e dos interesses dos pacientes, já que foi contra a manifestação feita em Consulta Pública no ano passado por cerca de 4.800 pessoas, sendo 95% delas favoráveis à manutenção do medicamento.
Não fornecer mais o medicamento gratuitamente pelo SUS é um retrocesso, já que limita as opções terapêuticas para pacientes e médicos e priva novos pacientes de se beneficiarem desta importante terapia, uma das mais prescritas atualmente para pacientes recém diagnosticados. O tratamento da esclerose múltipla, em especial, requer que o médico tenha alternativas terapêuticas adequadas aos diferentes perfis de pacientes, já que deve levar em conta a individualidade de cada um deles. Muitos não se adequam ao medicamento inicial, tendo que passar por outros até achar aquele que barre a progressão da doença.

Publicado por Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário