13 janeiro 2022

Fórum de Governança reúne grande público para discutir gestão pública e cooperativismo em Natal

Participantes de 132 municípios do RN prestigiam evento gratuito promovido pela Coopedu/RN e Colégio Monte em parceria Ocern, Sicoob, Coopmed, Coopanest RN e Unimed Natal

Imagem: reprodução

O Fórum de Governança, Gestão Pública e Cooperativismo aconteceu nesta quinta-feira (13) em Natal, no Holiday Inn, reunindo mais de 350 pessoas das áreas de administração pública de 132 municípios do Rio Grande do Norte. O evento, que foi bastante concorrido, teve como objetivo discutir políticas sociais e econômicas para enfrentar a crise fiscal, atravessada por estados e municípios. O evento gratuito contou com a participação de prefeitos, secretários de Educação e de Saúde, controladores e procuradores da gestão pública municipal.

Ao longo do dia, seis palestrantes apresentaram temas importantes como: Gerenciamento de Recursos Públicos e a Lei do Novo Fundeb; Legalidade e Contratação de Cooperativas Educacionais; Profissionalização de Cooperativas com foco na governança; Interiorização do Cooperativismo Financeiro; Cooperativismo como instrumento de desenvolvimento social e econômico dos municípios; Nova Lei de Licitações e seus impactos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para o prefeito de Ipanguaçu, Valderedo Bertoldo, o evento foi uma grande iniciativa. “O Fórum de Governança foi muito positivo. Os municípios têm uma carência de capacitação técnica e o evento ofereceu o conhecimento necessário para que possa ser feita uma boa gestão. Parabéns a Coopedu e todos organizadores”, disse.

O evento foi realizado pela Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Estado do Rio Grande do Norte (Coopedu/RN) e o Colégio Monte, com parceria da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (Ocern), a Cooperativa de Crédito Potiguar (Sicoob Potiguar), Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN), Cooperativa dos Médicos Antestegilogista do Rio Grande do Norte (Coopanest/RN) e a Unimed Natal.

Com o tema “Fortalecimento de Empreendimentos Cooperativistas no RN”, o Fórum ofereceu uma reflexão sobre a gestão de recursos públicos e ampliação do modelo econômico cooperativista no território potiguar.

Para o presidente da Coopedu, Alexandre Soares, o encontro foi um passo importante para as ações de intercooperação. "Não tenho dúvidas que o Fórum foi um importante instrumento para as cooperativas se fortalecerem conjuntamente, bem como prestar nosso apoio aos municípios que ainda enfrentam uma série de dificuldades na gestão pública. Cooperativa e gestores saem hoje com um novo desafio, por em prática todas as orientações", afirma o presidente, que espera reunir em 2023 um número ainda maior de cooperativas e municípios. "Iremos ampliar ainda mais nossos serviços", conclui.

Presentes na mesa de abertura do Fórum o presidente da Coopedu, Alexandre Soares; o presidente da Femurn, representado pelo prefeito de Ipanguaçu, Valderedo Bertoldo; o presidente do Sicoob Potiguar, Custódio Arrais; o presidente da Unimed Natal, Fernando Pinto, o presidente da Coopmed, Victor Almeida; o presidente da Coopanest/RN, Abinoam Praxedes; a presidente do Cosems/RN, Maria Eliza Garcia e a presidente da Undime/RN, Joária Vieira.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Ajuda a esse blog a continua independente faz um pix, 
Chave. 84996104845

Nenhum comentário:

Postar um comentário