20 junho 2020

PREFEITURA DE MACAU REALIZA MAIS DE 100 TESTES DA COVID-19 PARA IDOSOS.

Imagens: Reprodução
Em mais uma ação de combate à Covid-19, a Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Macau), finalizou, neste Sábado (20), a primeira etapa da realização dos testes rápidos para detecção da Covid-19 tendo como público alvo idosos a partir dos 60 anos. A ação aconteceu na Praça Monsenhor Honório, das 09h às 17h, através do sistema Drive-Thru.

O teste  para diagnóstico  foi recomendado a pessoas desse grupo que apresentaram algum sintoma leve de síndrome gripal nos últimos 10 dias: tosse, dor de cabeça ou febre, por exemplo. 

O teste rápido em cassete 2019-Ncov igG/lgM (Sangue Total /Soro/Plasma), indica a presença de anticorpos igG e IgM para 2019-nCoV na amostra. Esse exame analisa os índices de IgG e IgM de cada pessoa através de uma gota de sangue colhida no dedo. Quando o resultado é positivo para IgG, é porque teve algum contato com o vírus e o organismo produziu anticorpos; já o IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos.

No primeiro dia de testagem, foram realizados 101 testes, destes 22 positivaram para a Covid-19, com uma estimativa de 80% negativos e 20% positivos. Após passar por procedimentos como  higienização de carros e dos passageiros, aferição dos sinais vitais e medição da temperatura corporal, os pacientes que testaram positivo, receberam orientação médica quanto ao tratamento e medicação a ser usada como Ivermerctina e Azitromicina e assistência de como deveriam proceder. Todos os pacientes positivados serão monitorados pela equipe da Secretaria de Saúde enquanto estiverem em isolamento. 

A testagem rápida é uma iniciativa da Prefeitura de Macau, através da Secretaria de Saúde (SMS) e Vigilância Sanitária. Estiveram ainda presentes durante a ação a Guarda Municipal e profissionais que prestaram serviço na higienização dos carros. Todos os profissionais que participaram da ação foram testados. “Agradecemos a todos os profissionais envolvidos na ação que é mais uma forma de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Nesse primeira fase da Ação pela Vida, nosso público foi formado por idosos. Vamos continuar a testagem nas casas dos idosos e já determinamos a realização de testes em todos os profissionais da saúde e distribuição de ivermectina. Não mediremos esforços para controlar a pandemia no Município, protegendo e tratando nossos conterrâneos”, afirmou o Prefeito Túlio Lemos que esteve presente durante a ação.

O sistema de testagem rápida será levado também para os distritos com data a ser confirmada pela secretaria de Saúde.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário