04 dezembro 2020

Assú participa do primeiro Plano de Contingência Integrado de Defesa Civil do país

Imagem/Assessoria

O município do Assú é partícipe direto do trabalho de confecção do primeiro Plano de Contingência Integrado de Defesa Civil do território nacional, e que está sendo de denominado de Plano de Contingência do Baixo-Açu, no Rio Grande do Norte. Esta participação se dá por intermédio do titular da Coordenadoria Municipal de Defesa e Proteção Civil, Jonaelson Medeiros, que responde também pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. A tarefa de elaboração do citado documento é articulada pela Coordenadoria Estadual de Defesa e Proteção Civil e conta com a integração de outros municípios da região.

Na quarta-feira, dia 2, por videoconferência, ocorreu mais uma reunião dentro deste propósito, com o objetivo de transmitir orientações quanto a inserção de dados sobre áreas sob risco de inundação na plataforma digital S2id. Jonaelson Medeiros disse que, além de Assú, a produção do Plano deve receber contribuições dos órgãos de Defesa Civil das cidades de Itajá, Macau, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Carnaubais e Porto do Mangue. Após sua conclusão, o Plano ficará à disposição da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em Brasília.


O responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa e Proteção Civil em Assú esclareceu que o Plano de Contingência do Baixo-Açu funcionará como um planejamento da resposta e, por isso, deve ser elaborado durante o período de normalidade, quando são definidos os procedimentos, ações e decisões que devem ser tomadas na ocorrência do eventual desastre. Por sua vez, no estágio de resposta, tem-se a operacionalização do Plano de Contingência, quando toda a preparação feita anteriormente é adaptada à situação real do desastre.


📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário