01 dezembro 2020

Ciro: diferença apertada entre Sarto e Capitão nas urnas surpreendeu e “explica” possíveis razões

Imagem: Reprodução

Ao término das eleições, o ex-governador Ciro Gomes se mostrou surpreso com a margem apertada que seu candidato, José Sarto, obteve nas urnas sobre Capitão Wagner (Pros). De acordo com o pedetista, todos foram surpreendidos com os resultados das pesquisas Datafolha e Ibope.

“O Datafolha anunciava 14 pontos de diferença. O Ibope,  20 pontos. As nossas pesquisas apontavam 20% de margem. Foi um resultado para nós inesperado, para a oposição também inesperado”, declarou Ciro em entrevista à UOL na manhã de hoje, 1º de dezembro. A diferença entre Sarto e Wagner foi realmente curta. O pedetista conseguiu 668.652 votos, enquanto o candidato do Pros assegurou 624.892 votos. A margem foi de apenas 47.760 votos.

Ciro ainda falou que é preciso ter “humildade” para saber o que ocorreu na reta final. “Temos algumas pistas. No debate da Globo (TV Verdes Mares), a estratégia (de Sarto) foi correta. Ele sabe o tamanho do abacaxi que tem pela frente, visto que o País está em uma pandemia e em pandarecos na parte econômica. O Sarto entrou no debate de forma serena, moderada e resistiu a diversas e despudoradas provocações”, ressaltou.

“Essa é uma vertente que explica um pouco isso. E o outro (Capitão) muito agressivo, muito mentiroso, prometendo um socorro de R$ 300 que levaria todas as finanças da Prefeitura. E o Sarto nem pra desmentir isso”, prosseguiu Ciro. O ex-governador do Ceará disse a estratégia de Sarto foi aceitar as provocações.

Ciro também pontou que chegaram notícias de uma possível repressão de policiais para coagir eleitores a votar no candidato do Pros. “Outras notícias que nos chegam, tudo isso precisa apurar, é que aquele dispositivo amotinado da Polícia do Ceará entrou muito pesadamente na área das urnas. Muitos depoimentos chegando aqui de policiais constrangendo pessoas. Esse Capitão liderou o motim que matou mais de 300 pessoas no último mês fevereiro”, disparou.

Também chamou de equívoco o voto em Capitão. “Não vamos desmerecer em nada esse voto, e nós temos por ele o mesmo apoio por aqueles que votaram no nosso, embora consideremos que isso seja um grosseiro equívoco (votar em Capitão). E o Bolsonaro foi derrotado no brasil inteiro”, finalizou.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário