quinta-feira, dezembro 03, 2020

Prefeitura planeja ações da “Operação Verão” em Natal

FOTO: Alex Régis

A Prefeitura de Natal iniciou as tratativas para colocar em prática a “Operação Verão” que terá início no dia 07/12 e vai até 28/02/21. Ao longo da alta estação, os órgãos da administração pública municipal realizarão ações conjuntas de fiscalização, ordenamento, monitoramento e limpeza em todas as praias da orla da capital potiguar.

 

Além disso, uma campanha educativa está sendo preparada para ser veiculada para conscientizar a população sobre a importância da manutenção da limpeza nas praias. O encontro realizado nesta quinta-feira (03) no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão foi coordenado pelo secretário municipal de Governo, Fernando Fernandes, e contou com as presenças de representantes da Urbana, Semsur, Semurb, STTU, Semurb, Sel, Semdes, Secom, Setur e Semtas.

 

“Vamos trabalhar de forma integrada com o objetivo de trazer mais eficiência para a operação. Receberemos um volume significativo de turistas, sem falar na população local que frequenta as nossas praias, e precisamos oferecer o melhor para todos. Nós, como poder público municipal, precisamos dizer e mostrar à sociedade que não iremos tolerar o desrespeito aos espaços públicos. Temos ainda a condicionante da pandemia. Portanto, é momento de ampliar a fiscalização, não relaxar para que, tanto os natalenses, quanto os visitantes, possam desfrutar das nossas belezas com conforto e segurança”, destacou Fernando Fernandes.

 

As secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Urbanismo atuarão de forma conjunta para fiscalizar o cumprimento das normas de ocupação da orla por parte dos comerciantes e donos de quiosques, bem como irão monitorar e coibir a ação de pessoas que insistirem em praticar atividades clandestinas. As equipes da STTU vão trabalhar no controle do tráfego, orientação de pedestres e motoristas e fiscalização do cumprimento das normas.

 

Já a Urbana, preparou todo um cronograma de trabalho para atuar de forma contínua ao longo de toda a orla. Ao todo, 113 profissionais da Companhia, entre supervisores, encarregados, agentes de limpeza e motoristas, irão se revezar em três turnos. Além desse contingente em recursos humanos, a empresa vai trabalhar com uma estrutura reforçada por ônibus, caminhões pipa, caminhões poli-guindastes, veículos de suporte técnico, além de todo o material oferecido para os agentes efetuarem o trabalho com pás (47), vassouras metálicas (25), vassouras de Nylon (12), “vassourão” (35), carros de mão (18), 5 mil sacos plásticos de 200 litros, coletoras (5).

 

A diretoria da Urbana estima que 30 toneladas de resíduos sejam recolhidas diariamente nas praias de Natal no verão. Uma equipe de “catação” vai circular nas praias de Ponta Negra e Redinha todos os dias, fazendo a separação do material reciclável. Após o recolhimento dos resíduos, os caminhões-pipa farão a lavagem dos calçadões com água e detergente. Esse serviço será realizado três vezes por semana.


📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário