11 fevereiro 2020

Prefeitura Municipal de Assú inicia campanha de vacinação contra o Sarampo

Imagem: Igor Fernandes 
A Secretaria Municipal de Saúde de Assú, está iniciando nesta segunda-feira, dia 10, a campanha voltada para imunização do público entre 5 e 19 anos contra o Sarampo. A ação é voltada para as crianças e jovens que nunca foram vacinados, sendo necessárias nesta faixa etária duas doses da tríplice viral, com um intervalo de 30 dias entre elas; ou para aqueles que ainda não finalizaram o esquema vacinal. Quem está com a caderneta de vacinação em dia não precisa tomar novas doses. Esta é a terceira campanha desde 2019. Nas anteriores, foram beneficiadas as populações de 6 meses a 4 anos e 20 a 29 anos.

"A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, está disponível de rotina nos postos de saúde. Mesmo assim, o Brasil inteiro está focado em chamar a atenção do público para importância de manter a caderneta de vacinação em dia. O Ministério da Saúde alerta para a circulação ativa do vírus no país. Por ser uma doença de alta transmissão, é necessária uma cobertura vacinal elevada – cerca de 95% – para que a circulação seja interrompida”, destacou Viviane Lima, secretária municipal de Saúde.
De acordo com o coordenador de Imunização da Secretaria, Tibúrcio Júnior, o público alvo foi definido com base no calendário nacional de vacinação. E ainda nas idades pontuadas pelos boletins epidemiológicos como mais susceptíveis a desenvolverem a forma grave da doença – ocasionados pela baixa cobertura vacinal. “A campanha será realizada por etapas. Entretanto, neste ano, o Ministério da Saúde optou por começar por idades que, segundo as notificações da vigilância epidemiológica, apresentaram maior incidência em desenvolver casos mais graves onde a possibilidade de óbitos é de 0,80 por 100 mil habitantes”, explicou.

“Estaremos com toda a equipe das Unidades Básicas de Saúde de prontidão para atendermos com muita humanização os pequenos assuenses que precisam estar amparados contra essas doenças. Entretanto, é preciso conscientização dos pais e responsáveis para que consigamos atingir a meta preconizada”, frisou a secretária Viviane Lima. Seguindo o calendário nacional, o Dia D será realizado no próximo sábado, dia 15, das 8h às 17h. As próximas etapas da Campanha Nacional, bem como as demais faixas etárias serão divulgadas conforme calendário do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário