25 junho 2022

1ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Zona Oeste - Natal/RN acontece nesta terça-feira

 Ação alusiva ao mês de combate ao trabalho infantil realizada pela Rede Entrelaços

Imagem: reprodução
Combater o trabalho infantil é um dever de todos! Marque na agenda. Na próxima terça-feira (28) acontece na capital potiguar, a 1ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Zona Oeste - Natal/RN. A concentração acontece às 15h, na Av. Capitão Mor-Gouveia, bairro Cidade da Esperança, em frente ao Comando de Polícia Rodoviária Estadual - CPRE. Trata-se de uma ação alusiva ao mês de combate ao trabalho infantil (12 de junho - Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil)  e é realizada pela Rede Entrelaços.

A Rede Entrelaços é uma rede de proteção e promoção dos direitos humanos da Zona Oeste de Natal formada por várias instituições com foco, principalmente, nas crianças e adolescentes da região. Para a 1ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, projetos sociais e outros equipamentos públicos das áreas da assistência social, educação e saúde se uniram, entre eles: o COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Natal, a Prefeitura do Natal, a Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, a Atitude Cooperação, o Lar Fabiano de Cristo, Missão ALEF, Oficina Social, entre outras parceiras. Conta com apoio da Boku’s, Movimento de Luta por Moradia Popular - MLMB e Memorial da Capoeira de Natal/RN.

O intuito da Marcha é provocar e sensibilizar a sociedade natalense em torno da necessária efetivação do regramento jurídico existente, de proteção à infância e à adolescência e da criação e ampliação dos investimentos em programas e políticas sociais com fins de redução à pobreza e à vulnerabilidade socioeconômica que incide sobre as famílias brasileiras e que, na maioria dos casos, resultam no trabalho infantil. Empresas, instituições e o público em geral estão convidados a participar e/ou contribuir com essa importante ação. Para os interessados em fazer parte da Marcha, entrar em contato pelos números (84) 3221-3267/ 98820-3267 (WhatsApp).

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: "Proteção social para acabar com o trabalho infantil" é o tema da campanha nacional promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. 

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Serviço - 1ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Zona Oeste - Natal/RN

Data: 28 de junho de 2022

Local: Av. Capitão Mor-Gouveia, bairro Cidade da Esperança, em frente ao Comando de Polícia Rodoviária Estadual - CPRE

Hora: a partir das 15h

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário