22 junho 2023

2ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Zona Oeste de Natal acontece na próxima semana e convoca população

Imagem: reprodução

A Rede Entrelaços, grupo de proteção e promoção dos direitos humanos da Zona Oeste de Natal, criado por várias instituições com foco, principalmente, nas crianças e adolescentes da região, vai promover no dia 27 de junho, a 2ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Zona Oeste, com concentração às 15h, na Av. Capitão Mor-Gouveia, no bairro Cidade da Esperança, em frente ao Comando de Polícia Rodoviária Estadual - CPRE. Empresas, instituições e o público em geral estão convidados a participar e/ou contribuir com essa importante ação. Se você tem interesse em fazer parte da Marcha, pode entrar em contato com a organização pelo Instagram da @atitudecooperacao ou @redeentrelacos. 

A ideia é convocar a sociedade natalense e conscientizar a todos sobre a importância de cada um no combate a este grave problema que atinge o mundo: o trabalho infantil. “A defesa da criança e do adolescente é dever de todos nós. Cada um precisa contribuir, para juntos, construirmos uma sociedade na qual eles tenham o direito de brincar, estudar, ser e viver como criança e, é nessa perspectiva que estaremos realizando a 2ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Zona Oeste, região que demonstra esse aspecto de vulnerabilidade devido sua situação socioeconômica. Nossa expectativa é mobilizar cada vez mais pessoas, instituições, poder público e empresas para promoverem espaços saudáveis e não frentes de trabalhos prejudiciais que tiram a condição básica das crianças e dos adolescentes crescerem com seus direitos básicos garantidos”, fala o pedagogo e educador social, Stanley Marques, integrante da Rede Entrelaços.

Neste ano, além da Marcha marcada para o dia 27 (terça-feira), a Rede Entrelaços promoveu nos dias 20 e 21 de junho, uma capacitação para os profissionais que atuam, diretamente, no atendimento ao público vítima da violação do direito e que dão subsídio para realização de ações conjuntas no  enfrentamento ao trabalho infantil. Durante a capacitação, atividades, intervenções e palestras, ministradas pela psicóloga Ana Amélia, do Instituto Ekoaiê, compuseram a programação. No total, foram mais de 40 inscritos. 

A 2ª edição da Marcha e a Capacitação fazem parte do calendário de ações da Rede Entrelaços em alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 - data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. “Dizer não ao trabalho infantil é promover o direito de ser protegido, crescer com dignidade, ter acesso a educação contínua e possibilitar a expectativa de futuro pleno”, enfatiza a assistente social da Atitude Cooperação e também integrante da Rede Entrelaços, Jeane Fonseca.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário