28 junho 2023

Propostas para Educação e BR 304 ganham destaque em Plenária Territorial Açu-Mossoró

Imagem: reprodução

Na manhã desta quarta-feira (28), no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, ocorreu mais uma importante etapa da Plenária Territorial Açu-Mossoró. Entre as diversas propostas debatidas, destacaram-se as iniciativas voltadas à área da Educação, que receberam atenção especial dos participantes.

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, compartilhou algumas das proposições que estão sendo consideradas pela instituição para o Plano Plurianual (PPA). "Mais de 80% dos estudantes da universidade são provenientes de escolas públicas e mais da metade deles se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica", ressaltou a reitora. "Sem o apoio da universidade e do estado, essas pessoas enfrentarão grandes dificuldades para concluir seus cursos e ingressar no mercado de trabalho."

Entre as solicitações da reitora, destacam-se a repactuação da autonomia financeira da UERN, visando ao fortalecimento contínuo da universidade, e a destinação dos recursos do Fundo de Combate à Pobreza para o fortalecimento da política de assistência estudantil na instituição.

Any Gandra, coordenadora das Mulheres do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UERN, também enfatizou a importância da assistência estudantil. "É fundamental o reajuste das bolsas na universidade e a oferta de assistência estudantil com alimentação, para que os estudantes tenham condições de permanecer e concluir a graduação", afirmou Gandra, ressaltando o impacto positivo dessas medidas no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, que estava presente no evento representando a governadora Fátima Bezerra, destacou sua experiência como professora e gestora comprometida em encaminhar as demandas da Educação. "O Plano Plurianual é um instrumento de participação democrática que fará diferença nos rumos do povo do Rio Grande do Norte", enfatizou a secretária, demonstrando seu comprometimento com o aprimoramento do sistema educacional estadual.

Um destaque especial foi dado à Educação Inclusiva durante a plenária. A presidenta da Associação de Surdos de Mossoró (ASMOR), Adriana Angélica, propôs a criação de uma central de Libras na região Mossoró/Assu, visando proporcionar acessibilidade linguística e comunicacional para os surdos em todos os espaços, como saúde, bancos, repartições públicas e na justiça. Além disso, enfatizou a importância da implementação de escolas bilíngues, classes bilíngues e escolas polo de educação bilíngue, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que prevê a oferta de educação bilíngue para surdos em Libras como primeira língua e o português como segunda língua, na modalidade escrita. A inclusão da disciplina de Libras no currículo do Rio Grande do Norte e a realização de concursos públicos para garantir a presença de professores de Libras nas escolas também foram mencionados como medidas importantes.

A segunda proposta mais citada pelos presentes na plenária foi a duplicação da BR 304. A duplicação da rodovia, infraestrutura sob competência da União, é uma das obras estruturantes prioritárias do governo do estado já debatida com o Governo Federal como de suma importância para o desenvolvimento potiguar e diminuição de acidentes.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário