13 fevereiro 2020

Assú endossa esforço em prol de acesso de comunidades quilombolas a microcrédito

Imagens: Sueldo Araújo

Simbolizando o comprometimento da gestão do prefeito Gustavo Montenegro Soares com as minorias, neste caso em particular com as populações quilombolas, a Prefeitura do Assú está engajada à luta, envolvendo outras organizações governamentais e não governamentais, que procura garantir que representantes deste segmento racial possam ter acesso ao programa Microcrédito Empreendedor, operacionalizado pelo Governo do Estado através da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte – AGN. O tema pautou a realização de um encontro nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, na capital do estado.

Na reunião, vivenciada na sede da Secretaria Estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEMJIDH, o município foi representado pelo titular da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – COMPPIR, Sueldo Araújo. A COMPPIR tem como finalidades: propor, assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar ações, programas e projetos voltados à promoção da igualdade racial. Veiculada 26 de dezembro último pelo Diário Oficial do Município, a Lei nº 697/2019 que instituiu a COMPPIR foi sancionada pelo prefeito Gustavo Soares.

O órgão é vinculado hierarquicamente ao Gabinete do Prefeito e estrutural e administrativamente à Secretaria de Governo. Dentre as competências do COMPPIR consta justamente assessorar as ações políticas relativas à condição de vida da população negra, dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e outros segmentos raciais e étnicos do município de Assú e ao combate aos mecanismos de subordinação e exclusão, que sustentam a sociedade discriminatória, visando buscar a promoção da cidadania e da igualdade entre as diversas etnias e culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário