03 junho 2022

Governo emite ordem de serviço para construção do IERN de Umarizal

Construção de escolas profissionalizantes faz parte do programa de governo de valorização do ensino público

Imagem: reprodução

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta sexta-feira (03) a ordem de serviço para construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) de Umarizal. Foi a quarta autorização neste sentido de um total de 12 unidades que serão construídas este ano, conforme previsto no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP).

O IERN Umarizal tem capacidade para receber 1.400 alunos em três turnos. Município de 10,5 mil habitantes, localizado no Oeste Potiguar, Umarizal tem 1.475 estudantes matriculados em 14 escolas do ensino fundamental e duas do ensino médio. Levando em conta as cidades mais próximas, são 5,7 mil em escolas da rede pública.

Em uma tenda montada no bairro Caraíbas, com a presença de estudantes, professores, lideranças comunitárias e políticas da região, Fátima enfatizou a importância dessas escolas para a melhoria da qualidade da educação no Rio Grande do Norte. "Aqui não é uma escola técnica qualquer. Além de preparar os estudantes para fazer o Enem, ela prepara também para a vida porque o aluno sai de lá com um curso profissionalizante, dando uma contribuição muito importante para o desenvolvimento do Estado", disse a governadora.

"Mas quis Deus que eu fosse eleita para estar hoje, aqui, realizando o sonho de trazer mais educação para Umarizal para a região Oeste. Este é um dos mais belos legados que estamos construindo para a juventude do Rio Grande do Norte. Hoje é um dia especial pra mim. Vai valer por muitos de vida", comemorou.

Depois de citar os investimentos que o governo do RN está fazendo para a recuperação de 100 escolas da rede estadual, Fatima disse que voltaria a Umarizal para entregar as obras da Escola 11 de Agosto, que estão sendo realizadas com recursos do Governo Cidadão. "A 11 de Agosto mexe com minhas emoções porque tem muito a ver com minha história de vida, com minha militância."

O secretário de Educação, professor Getúlio Marques Ferreira explicou que os IERNs fazem parte de um grande programa de educação que resgata a cidadania e o direito de escolher do jovem potiguar.

"A partir do momento em que essa região terá um equipamento com essa dimensão, ele vai ter essa condição, sim, de escolher seu futuro. É um equipamento inspirado nos institutos federais. Nos IERNs, além da formação, teremos tecnologia e inovação. Isso faz parte de um sonho da governadora, ainda como parlamentar, que está sendo realizado."

O prefeito de Umarizal, Raimundo Pinheiro, durante o evento agradeceu a parceria em obras e ações que o governo vem realizando com os municípios. “Com Fátima na Gestão Estadual, o Rio Grande do Norte ganhou muito. E o que parecia possível virou realidade. Mesmo com os problemas provocados pelas crises financeira e sanitária, vemos o RN com outra cara, no caminho do desenvolvimento", declarou.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário