30 agosto 2022

“Academia da Saúde”: Prefeitura de Mossoró entrega nesta segunda-feira mais um equipamento no Polo Maísa

Imagem: reprodução

A Prefeitura de Mossoró inaugurou na tarde desta segunda-feira (29) a “Academia da Saúde Eulina Lima de Farias” no Polo Maísa. O programa é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que começa a funcionar com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos, onde são ofertadas práticas de atividades físicas para a população.

“Aqui na ‘Academia da Saúde’ teve um investimento R$ 464 mil, onde trouxemos para a comunidade a academia para a primeira idade, idosos e da meia idade para os adolescentes. Estamos entregando um equipamento completo com mais de 1.100 metros de passeio e 2.600 metros de área construída. Um equipamento extremamente importante para a comunidade’’, declarou o titular da Seimurb, Rodrigo Lima.

A “Academia da Saúde” fica ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vanessa da Silva Marinho, na Maísa. Os polos fazem parte da Rede de Atenção Primária à Saúde, contendo infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Engenheiro responsável pela obra, José Henrique fala do processo da obra. “Nós pegamos aqui esse terreno que não tinha nada construído ao lado da UBS Vanessa da Silva Marinho, onde está contemplada a 'Academia da Saúde' que irá atender a diversos públicos”, frisou.

Além de um ponto de atenção no território, a “Academia da Saúde” complementa o cuidado integral, fortalecendo as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a estratégia Saúde da Família, os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e a Vigilância em Saúde.

“A Academia de Saúde é uma extensão da promoção e prevenção da saúde, juntando esforços e o trabalho a Unidade Básica de Saúde. Aqui já estamos em fase de habilitação de um profissional, o educador físico que em horários agendados para fazer essas atividades com os moradores que queiram participar desses momentos dentro dessa praça”, enfatizou a secretária da Saúde, Morgana Dantas.

 Os moradores falam da alegria de ver um equipamento tão bonito e importante para a comunidade. “Para mim é um grande privilégio estar aqui visitando essa 'Academia da Saúde'. Eu moro aqui na Maísa há 46 anos e nunca tinha visto algo que me chamasse tanta atenção”, disse Antônio Firmino.

“Todo esse tempo que moro aqui, nunca tinha visto algo assim na nossa comunidade. Eu creio que mais coisas boasi virão para nós. Esse espaço vai ser muito bom para nós mulheres, vamos poder caminhar e cuidar mais da nossa saúde”, concluiu a moradora Lucilene Medeiros.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário