29 agosto 2022

Música transforma vidas de crianças e jovens das zonas Oeste e Norte de Natal

Imagem: reprodução

Os alunos do Conexão Felipe Camarão e do projeto Ilha da Música participaram da III Roda de Prosa, com o tema “Sonhos, afetos e ancestralidade”, no bairro de Felipe Camarão, na manhã de sábado. O encontro, realizado na sede do Conexão Felipe Camarão, mostrou que a educação integral é uma linha de ação política sustentável para a promoção da identidade cultural e patrimônio imaterial das comunidades onde atuam. Como exemplos, os projetos Ilha da Música, que atua na Zona Norte e o Conexão Felipe Camarão, no bairro de mesmo nome na Zona Oeste de Natal. As apresentações musicais do Orquestrim, grupo de alunos do Conexão, e também dos alunos da Ilha da Música, encheram os olhos dos convidados presentes, transmitindo muita alegria e emoção. Foi possível perceber o interesse e a interatividade dos alunos em compreenderem o papel de cada projeto, através da música.

Para a mãe da aluna do Conexão, Stefhany, o evento foi maravilhoso. “Foi muito bonito assistir as apresentações e identificar que cada projeto tem sua particularidade. Enquanto as músicas de tradição dos Mestres são ensinadas e perpetuadas para as crianças e jovens em Felipe Camarão, outros estilos musicais, como a MPB, são ensinados aos alunos da Ilha da Música”, comentou Rejane Ferreira.

Entre os convidados ilustres da III Roda de Prosa, a pesquisadora e Doutora na área de educação musical especificamente em projetos sociais, Magali Kleber. Ela que conhece o trabalho desenvolvido pelo Conexão Felipe Camarão, esteve pela primeira vez visitando a sede e acompanhando as apresentações. Magali está implementando uma rede brasileira de práticas musicais reflexivas, em projetos sociais, que são politicamente engajados. “O Conexão Felipe Camarão'' é um projeto que representa resistência e inovação, pois foge dos estreitos da academia. É uma alegria muito grande estar hoje conhecendo in loco e tendo a participação dos dois projetos, que tem tudo a ver com meu atual trabalho. Muito feliz!”, declarou Magali Kleber.

O evento contou também com a presença da equipe da NeoenergiaCosern, além de pais de alunos.

As ações do Conexão Felipe Camarão têm o patrocínio da NeoenergiaCosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo e Fundação José Augusto. A realização é da Associação Companhia Terramar, com o apoio da Rede de Educadores de Felipe Camarão e da Escola de Música da UFRN.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário