19 julho 2019

ASSÚ: Público da terceira idade é alvo de atenção especial do setor de saúde pública

Imagens: Alex Silva/Assessoria

Dentre as ações de saúde pública que são executadas pela administração municipal em Assú, através da pasta voltada ao setor, há um zelo específico com referência às pessoas idosas. Este trabalho, seguindo orientação emanada do prefeito Gustavo Montenegro Soares, está incluído nas atividades da Atenção Básica, conforme esclarece a secretária municipal de Saúde em exercício, Lilian Fagundes. A tarefa é levada a efeito por meio dos profissionais das Equipes de Saúde da Família – ESFs.

Lilian Fagundes declara que a política pública de saúde voltada ao idoso possui abrangência em toda a estrutura da Secretaria, nas áreas urbana e rural do Assú. A metodologia baseia-se no documento “Diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS: proposta de Modelo de Atenção Integral”, que orienta a organização do cuidado ofertado à pessoa idosa no âmbito do SUS, potencializando as ações já desenvolvidas e propondo estratégias para fortalecer a articulação, a qualificação do cuidado e a ampliação do acesso aos pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde.

A Atenção Básica, considerada a principal porta de entrada do SUS, apresenta-se como ordenadora do cuidado e este deve considerar as especificidades desse grupo populacional, a partir de sua capacidade funcional. Nesse sentido, enfatiza a secretária municipal de Saúde em exercício, a estratégia fundamental é lançar mão da avaliação multidimensional da pessoa idosa, que auxilia no planejamento do cuidado, sendo necessariamente realizada por membros de uma equipe interdisciplinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário