18 setembro 2019

ASSÚ: Formação em Educação Ambiental envolveu estudantes de escolas municipais

Imagens: Alex Silva/Assessoria

O segundo módulo de capacitação em Educação Ambiental, iniciativa realizada conjuntamente pela Prefeitura do Assú, por meio da pasta municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, e o Núcleo de Educação Ambiental do IDEMA/RN, vivenciado terça-feira, dia 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mobilizou estudantes de cinco estabelecimentos escolares da rede pública municipal: Nair Fernandes Rodrigues, Luiza de França, Antonio Guerra (Linda Flor), Hermenegildo Bezerra de Oliveira (Palheiros II) e Monsenhor Júlio Alves Bezerra (Nova Esperança). A formação com o alunado sucedeu a uma etapa anterior, em agosto, com os professores.

O conteúdo abordado consistiu da formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – Com-Vida, que terá a missão de desenvolver ações e projetos voltados à preservação ambiental e qualidade de vida para o universo escolar e seu entorno. Foram apresentadas experiências de como criar uma comissão, como funciona, sua composição e organização, suas responsabilidades e como elaborar a Agenda 21 de cada unidade educacional da rede pública, que se configura como plano de ação da Com-Vida. A programação foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Galvão, e pela secretária adjunta de Educação, Livanete Barreto.

Marcelo Galvão declarou que a capacitação utilizou uma metodologia teórico-prática, onde o aluno além de receber as orientações teóricas pode ver experiências práticas exitosas e também exercitar todo o processo de criação da comissão para sua escola. Ele acrescentou que as técnicas do Núcleo de Educação Ambiental do IDEMA/RN se colocaram à disposição de cada escola para a tarefa de acompanhamento dos projetos, apoiando desde sua elaboração até a execução das ações planejadas. “Foi bastante dinâmico, todos colocaram a mão na massa e saíram com a ideia bem clara de seu compromisso com sua escola e sua comunidade a partir de agora”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário