29 julho 2021

Bolsonaro admite não ter provas de fraude em eleições; TSE rebate ataques

Imagem: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro admitiu não ter provas de que houve fraude nas urnas eletrônicas em uma transmissão ao vivo convocada por ele com a promessa de que iria comprovar irregularidades que teriam ocorrido nas eleições de 2014 e 2018. Ele diz ver “indícios fortíssimos ainda em fase de aprofundamento”.

Bolsonaro, que faz campanha pela implementação do voto impresso no país, chamou a imprensa ao Palácio da Alvorada para demonstrar as supostas provas. Porém, nenhuma prova foi apresentada. Além das redes sociais dele, a TV Brasil também transmitiu a “live”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou a jornalistas no começo da noite desta quinta-feira, 29, diversas checagens rebatendo pontos do discurso do presidente Jair Bolsonaro sobre supostas fraudes na urna eletrônica. Problemas nas teclas da urna e a suposta exclusividade do Brasil no uso do sistema eletrônico foram alguns dos pontos do discurso do presidente desmentidos pelo tribunal.

No começo da transmissão ao vivo, Bolsonaro disse ter relatos de pessoas que tentaram votar em seu número na eleição presidencial de 2018 e foram impedidos pela urna, ao passo que pessoas que tentaram votar no então candidato do PT, Fernando Haddad, não enfrentaram problemas. O TSE esclarece que, neste caso, as pessoas estavam tentando votar em um candidato a governador e não a presidente — o que inviabiliza o número “17” na urna.

Em outro momento, o presidente disse que só três países no mundo usam a urna eletrônica, entre eles o Butão. Sobre isso, o TSE esclarece que 23 países usam urnas com tecnologia eletrônica em suas eleições gerais. Outras 18 nações usam a urna em pleitos regionais. “Entre os países estão o Canadá, a Índia e a França, além dos Estados Unidos, que têm urnas eletrônicas em alguns estados”, diz um trecho da checagem do TSE.

Em vários momentos da live, Bolsonaro disse que a apuração dos votos será feita “pelos mesmos que tornaram o ex-presidente Lula (PT) elegível e que o tiraram da cadeia”. No entanto, a apuração dos votos é feita de forma pública, como explica o TSE.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário