18 abril 2020

Prefeitura do Assú recebe 140 testes rápidos da COVID-19 e utilizará em grupos prioritários

Imagem: Paulo Henrique
Já se encontram na Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura do Assú, 140 (cento e quarenta) testes rápidos sorológicos para diagnóstico do coronavírus (COVID-19). Segundo informação da secretária Viviane Lima, o material começará a ser utilizado a partir de segunda-feira, dia 20. E, inicialmente, o uso do teste rápido ocorrerá em conformidade com os critérios e orientações do Ministério da Saúde. Os testes serão aplicados em profissionais da área da saúde e de segurança pública, um dos grupos mais expostos à transmissão do coronavírus.

Por isso, de acordo com o que foi fixado pelo órgão federal e é seguido por estados e municípios, terão prioridade na testagem os trabalhadores em atividade que atuam na rede pública de saúde; nos serviços de urgência, emergência e internação; trabalhadores da área de segurança pública; e, os contatos domiciliares desse público, ou seja, as pessoas que moram na mesma residência. A secretária municipal de Saúde explicou que os testes utilizam amostras de sangue e o resultado pode ser verificado em até 20 minutos após a realização da testagem.

A instrução expressa é testar pessoas sintomáticas, que façam parte de uma das seguintes categorias e que estejam em atividade: trabalhadores de serviços de saúde; trabalhadores de serviços de segurança pública; e pessoa com diagnóstico de síndrome gripal, que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança. O Ministério da Saúde frisa que a ampliação da testagem para outros grupos depende da dinâmica da pandemia no país e da capacidade operacional dos serviços de saúde, conforme aquisições e doações de testes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário