28 abril 2020

Assú: Aperfeiçoamento do embate contra a COVID-19 pautou reunião de setores da saúde

Imagens: Alex Silva/Assessoria
Assú abrigou sexta-feira última, 24 de abril, a 1ª Reunião Regional para Enfrentamento Efetivo da COVID-19 na área territorial da 8ª Região de Saúde. O encontro, de mais de três horas, teve lugar ao auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação. Pela Prefeitura do Assú compareceram a secretária municipal de Saúde, Viviane Lima; a diretora de Vigilância em Saúde do Assú, Ana Cleide Minervino; a diretora do Pronto Socorro Municipal – PSM, Luciana Carvalho; e, o coordenador da Vigilância Epidemiológica em Assú, Weverton Ferreira.

Também participaram representantes de diversos órgãos da Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP: gerente da 2ª Unidade Regional de Saúde Pública – URSAP, Emiliana Cavalcante; titular da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência, Gilsandra Lira; titular da Coordenadoria de Planejamento e Controle do Sistema de Saúde, Victor França; subcoordenadora de Ações em Saúde, Ivana Queiroz; coordenadora de Redes de Atenção à Saúde, Samara Dantas; e, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi.

A pauta do encontro abordou diversos assuntos: pontos estratégicos para aperfeiçoar o combate ao novo coronavírus; abertura emergencial da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas do Assú; e, a estruturação de uma Ala COVID-19 no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos com cinco leitos, sendo um de estabilização, com respirador mecânico e quatro clínicos de retaguarda, podendo posteriormente ser ampliado para 15 leitos. A adaptação de setores do Pronto Atendimento para acolher pacientes que se enquadrem nos critérios de Síndrome Respiratória – SR ou Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, seguindo o fluxograma preconizado, foi um dos encaminhamentos.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário