16 fevereiro 2021

Escola de Saúde Pública do RN inicia a primeira turma do Curso Técnico em Órteses e Próteses do RN

Imagens: Reprodução

Nesta quinta-feira (18) a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inicia a primeira turma do Curso Técnico em Órteses e Próteses (TOP) do Rio Grande do Norte (RN), um curso totalmente novo na área da saúde, que foi incluído no catálogo de cursos técnicos apenas no final de 2020.

O curso está sendo desenvolvido de forma pioneira em alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, visando ampliar o acesso e a oferta de Tecnologia Assistiva às Oficinas Ortopédicas, que contam com profissionais como Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Técnicos Ortesistas e Protesistas que realizam a dispensação, a confecção, a adaptação e a manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM).

 

O público-alvo são os profissionais que já atuam como ortesistas e protesistas nas Oficinas Ortopédicas habilitadas pelo MS. Atualmente, o RN conta com uma oficina ortopédica fixa habilitada: a Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição, situada em Pau dos Ferros, cidade onde ocorrerá toda a formação.

 

Incialmente foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde sete vagas para o RN, destinadas aos profissionais que atuam na Oficina de Pau dos Ferros. Porém, considerando que a Oficina Ortopédica de Guamaré se encontra em processo de habilitação junto ao MS, foram disponibilizadas mais três vagas para este município, necessidade apontada pela coordenação da Rede da Pessoa com Deficiência.

 

Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) em parceria com os demais setores e instituições estão unidos buscando a qualificação, ampliação e estruturação da Rede da Pessoa com Deficiência.


📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário