23 fevereiro 2021

Fátima Bezerra aconselha prefeitos a adotarem medidas mais rígidas para prevenção da covid-19

Imagens: Reprodução

Em reunião com os gestores dos 26 municípios que integram a 3ª Regional de Saúde, com sede em João Câmara, a governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, reforçou a necessidade da adoção de medidas emergenciais mais rígidas para o controle da pandemia. O encontro de membros do governo com os prefeitos da região Mato Grande/Salineira foi realizado por videoconferência na tarde desta terça-feira (23), é o segundo de uma série de sete reuniões com as regionais de saúde e contou com participação do vice-governador, Antenor Roberto.

De acordo com Fátima Bezerra, o decreto publicado pelo Governo do RN na última sexta-feira (19) com recomendações aos municípios é “balizador”, mas os prefeitos devem tomar decisões mais rigorosas de acordo com a necessidade de cada cidade.

 

“Se quiserem adotar toque de recolher em seu decreto, que o façam. O toque tem caráter psicológico para as pessoas compreenderem que a pandemia está em um estágio perigosíssimo”, deu um exemplo. “A pandemia está em fase de recrudescimento e exige agilidade para que tomemos medidas mais duras”, completou. A governadora comentou que não há outra forma de frear o contágio da doença diante da escassez de vacinas e ressaltou que o funcionamento reduzido de bares e restaurantes é importante para evitar aglomerações.

 

A governadora anunciou nesta semana a abertura de 64 novos leitos de UTI e alertou que não se pode acreditar que esse tipo de medida resolve o problema da pandemia. “Isso é um poço sem fundo. Não adianta. Pode abrir mais e mais leitos. Enquanto a vacina não vier, vamos ter que conviver com essas medidas sanitárias”, exclamou, chamando atenção para, a depender dos dados epidemiológicos, a necessidade de intensificar as restrições, como está sendo feito.

 

“Temos que ser muito francos com a população, pelo respeito, pelo amor e pelo carinho que temos com ela. A gente não tem o direito de iludir a população”, ressaltou, ao lembrar que a ciência nega a eficácia de qualquer medicamento dito profilático, de prevenção, à covid-19 ou que seja eficaz contra o novo coronavírus.

 

Durante o encontro, Fátima comentou sobre o esforço em trazer mais vacinas, com previsão de chegada de novo lote na quinta-feira (25), e comunicou sobre a recente decisão do STF que liberou a compra dos imunizantes por parte de estados e municípios diante da articulação do Consórcio Nordeste, coordenado pelo governador do Piauí, Wellington Dias.

 

Ainda sobre unir esforços, agradeceu o apoio dos bispos do estado que editou nota para ser lida em todas as celebrações presenciais ou virtuais, alertando os fiéis sobre os cuidados que devem ser tomados diante da pandemia.


📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário