17 julho 2021

Deputada Natália Bonavides reivindica a reabertura das inscrições do ENEM com direito à nova solicitação de isenção

Foto: Cleia Viana

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) solicitou ao Ministério da Educação, por meio de requerimento protocolado na Câmara dos Deputados, a reabertura do prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com possibilidade de novos pedidos de isenção. Diversos estudantes do Brasil foram prejudicados com a política excludente de inscrições do exame.   

“Os estudantes não podem ser punidos. Precisamos garantir que todas e todos que queiram possam fazer a prova. No ano passado quase metade dos inscritos não fizeram a prova por conta da situação sanitária e isso não pode ser usado contra eles. Reabrir o prazo e garantir a isenção é uma medida fundamental para garantir que milhares de estudantes tenham a chance de participar do ENEM”, destacou Natália Bonavides.   

Segundo o INEP, o Enem 2021 teve a menor quantidade de inscritos dos últimos 14 anos. O edital impossibilitou que os alunos que faltaram à prova na edição passada, por receio de contrair a covid-19 em plena alta de casos, pudessem contar com a isenção da taxa de inscrição, que custava R$ 85.  

A pandemia agravou ainda mais a desigualdade educacional no Brasil e essa desigualdade tende a se ampliar se não forem revistos os prazos e as hipóteses de isenção para realização do exame que permite o acesso à educação superior no país.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário