14 julho 2021

II Ursap realiza encontro sobre Tuberculose em Baraúna

Imagem reprodução

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Controle da Tuberculose realizou quarta-feira (14) de julho em Baraúna uma reunião direcionada aos profissionais de enfermagem e agentes comunidade de saúde (ACS). A reunião teve início às 9h e terminou às 12h.

Presentes ao evento a coordenadora da Equipe Técnica da II URSAP, Jane Maria  Valcácio Duarte, o coordenador do Programa Regional de Controle da Tuberculose da II URSAP, Sival da Silva Duarte Filho, a técnica do Programa de Tuberculose da II URSAP,  Rafaela Costa Nóbrega, 

Antônio Benson Abreu Santiago Barbosa, Coordenador do Programa Municipal  de Tuberculose, Salvador Viana Gomes Junior, Secretário Municipal de saúde, Maria Marizete de Lira Monte, Coordenadora da APS e Jailma da Silva Nogueira, Coordenadora Vigilância  Epidemiológica.

"A meta do Ministério da Saúde é que o Município  tenha diagnóstico de 11 casos no mínimo. Até a presente data o município de Baraúna  tem cinco  casos notificados", disse a coordenadora da Equipe Técnica da II URSAP, Jane Valcácio.

"Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais.

No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose, disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT-PB 604

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário