21 janeiro 2020

Município encampará atividades em alusão à conscientização da saúde mental

Imagem: Igor Fernandes

Considerada a maior campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade, o Janeiro Branco também será marcado por uma ampla agenda de ações na esfera da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Assú, com base em todo um planejamento que está sendo posto em execução. É o que transmite a secretária municipal de Saúde, Viviane Lima, ressaltando que, a exemplo das demais iniciativas do setor, haverá engajamento de todo o corpo funcional, nas áreas urbana e rural.

A campanha Janeiro Branco, criada em 2014 no Brasil e que hoje está presente em outras nações do mundo, convida todo mundo a pensar em formas, estratégias, temas, questões, assuntos, ações, iniciativas e abordagens capazes de inspirar e de estimular as pessoas e as instituições sociais a refletirem sobre Saúde Mental e as suas variadas facetas, as suas múltiplas dimensões. A secretária enfatizou que a ideia nasceu para tornar realidade o ideal de um mundo mais saudável em relação a tudo o que diz respeito à subjetividade dos indivíduos.

A agenda da campanha ficará sob a coordenação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, instituição que surgiu como espaço que busca o tratamento interdisciplinar de pessoas com transtornos mentais graves, como a depressão, bipolaridade e dependência química. “Lembre-se: fale com os amigos, com a família, converse sobre seus sentimentos. Em casos de necessidade, busque ajuda profissional. O SUS [Sistema Único de Saúde] dispõe de profissionais especializados e preparados para lhe ajudar”, observou a secretária Viviane Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário