10 julho 2021

Prefeitura de Ceará-Mirim vai implantar a Patrulha Maria da Penha no Município

Imagem reprodução

Numa ação das Secretarias Municipais de Defesa Social, da Mulher, Minorias e Igualdade Racial e da Assistência Social de Ceará-Mirim em conjunto com a 68° Promotoria de Justiça do Rio Grande do Norte, que trata das ações em defesa e proteção da Mulher, que tem a frente a Dra. Érica Canuto, foi iniciado no dia de hoje (09), às tratativas para implantação da Patrulha Maria da Penha no Município de Ceará-Mirim/RN.

Numa reunião virtual que aconteceu, foram tratados e acertado o dia da visita, in loco, da promotora e sua equipe, com a finalidade de mobilizar a rede de apoio e acolhimento, assim como dar início aos encaminhamentos para implantação do projeto Patrulha Maria da Penha.

Em todo país, durante o período da pandemia, os casos de violência doméstica contra a mulher tem aumentado e isso preocupa as autoridades, não diferente do restante do país o nosso município, que também apresenta índices acentuados de aumento de violência contra a mulher. 


O Prefeito Júlio César tem um compromisso, em implantar a Patrulha Maria da Penha, para isso determinou as secretarias envolvidas que mobilizassem os órgãos para concretização do projeto, "Precisamos proteger as mulheres do nosso Município, em situação de vulnerabilidade social, sobre tudo, as que sofrem violência no âmbito do círculo familiar e de convivência, é essa minha orientação aos meus auxiliares e estarei disposto colaborar no que estiver ao nosso alcance para que isso aconteça" colocou o Prefeito Júlio. 

Por sua vez, a promotora Érica Canuto, elogiou a iniciativa e se colocou à disposição para fazer a qualificação dos profissionais que estarão envolvidos diretamente na parte operacional do projeto, onde na próxima semana, virá ao município para fazer contatos com a promotoria local e toda a rede de apoio. 

A qualificação será ministrada nos dias 19, 20 e 21 em nossa cidade, pela  equipe da 68° Promotoria de Justiça do Rio Grande do Norte.

Segundo o Secretário Carlos Paiva, o município contará com um contingente de vinte profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais e guardas municipais, onde dez GMs farão a parte de ronda de apoio às mulheres que já tem medidas protetivas decretadas. 

Essa ação multidisciplinar, conta com o empenho do Prefeito Júlio César, que já havia determinado  a implantação da Patrulha e do apoio, dos colegas Secretários Malu Coutinho, da Secretária da Mulher, Minorias e Igualdade Racial e do Secretário Carlos Filho da Assistência Social, além do apoio da Associação de Magistrados Brasileiros que tem como seu Vice-presidente o Juiz Herval Sampaio que recentemente assumiu a 1ª Vara Cível no fórum de nossa cidade, onde a AMB conseguiu a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto Sinal Vermelho que trata do tema e sobre tudo do Ministério Público Rio Grande de Norte.

Isso significa que estamos cada dia avançando mais na participação da Defesa da nossa sociedade, com participação efetiva de nossa Guarda Municipal, cumprindo assim a missão de cuidar do maior patrimônio que uma cidade pode ter, que é seu povo, finalizou  Paiva.

Participaram da reunião o Subsecretário, GM Oziel Júnior, a Secretaria Adjunta da Mulher Fernanda Andrade e a Psicóloga Gabriella Pereira, representando a secretaria de Assistência Social.

Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim - PM CM

Secretaria Municipal de Defesa Social - SEMDES

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário