08 julho 2020

DECRETO MUNICIPAL DE MACAU É PRORROGADO COM RESTRIÇÕES ATÉ 31 DE JULHO

Imagem: Reprodução
A Prefeitura de Macau  publicou novo decreto, assinado pelo prefeito Túlio Lemos, prorrogando para o dia 31 DE JULHO as restrições de combate ao Corona vírus. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (07), data final de vigência do último decreto, pelo Comitê de combate ao Coronavírus, formado por profissionais da  Saúde Pública e autoridades de segurança pública.

Até o dia 31 de julho, o comércio não essencial continua fechado, bares e restaurantes só podem atender delivery, e supermercados permanecem com os horários de atendimento de 07:00 ás 17:00h.

A decisão por parte da Prefeitura Municipal deu-se após análise dos dados apresentados pela saúde, sendo então decidido manter na forma publicada ontem (07), prorrogando o Decreto 2.460 até o dia 31 de Julho de 2020. Tal medida, segundo o prefeito Túlio Lemos, se faz necessária “frente a atual situação do município, onde já se contabiliza 512 (quinhentos e doze) casos suspeitos, 244 (duzentos e quarenta e quatro) confirmados e 20 (vinte) óbitos. Lembrando que o primeiro caso confirmado no município ocorreu em 04 de maio de 2020.”

Segundo relatório apresentado pela Secretaria de Saúde (SMS), o município está se aproximando do pico de contaminação pelo novo corona vírus na cidade. O relatório também evidenciou que há um maior índice e contaminação na área urbana, concentrando 63% (sessenta e três por cento) dos casos, razão pela qual requer atenção prioritária e manutenção das medidas.

Nesse sentido, o próprio Governo do Estado, que apresentou plano de abertura gradual do comércio e suspendeu a segunda fração de reabertura econômica, que entraria em vigor nesta quarta-feira em virtude do aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI por pacientes do novo corona vírus.

Segundo a Secretaria de Saúde (SMS), Macau está vivenciando um período crítico, e por hora e pelos dados apresentados, não se faz prudente flexibilizar medidas de isolamento. Vale salientar que essa não é única medida adotada pelo município de combate ao Covid-19.  Outras medidas foram tomadas em conjunto com a  de isolamento; ampliação da estrutura hospitalar através da abertura do hospital  de campanha, bem como a busca ativa de pacientes com suspeita de contaminação e aumento de oferta de testes rápidos, garantindo maior cobertura acerca do número de casos confirmados  viabilizando assim programação de ações direcionadas.

“Estamos no caminho certo, ao lado da ciência e pautando nossas decisões em dados, sem esquecer do lado social e econômico, por isso conto, mais uma vez, com a compreensão e colaboração de todos. Por fim, fiquem certos que, com a estabilização da transmissão, revisaremos os dados e apresentaremos, em breve, se Deus quiser, plano para retomada normal das atividades em nosso município.”, explicou o Prefeito Túlio Lemos.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário