03 julho 2020

Saúde em Assú disporá de Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19


Imagem: Assessoria
Será aberto na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, em Assú, o Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lillian Fagundes, a unidade é considerada uma ação de extrema relevância nesse momento de pandemia causada pelo novo coronavírus. O órgão servirá exclusivamente para identificar e tratar os casos de pacientes com síndromes gripais em geral, possibilitando que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina habitual.

“Equipamos o Centro com sala de acolhimento e triagem, consultórios médicos, salas de isolamento e de coleta. Além disso, montamos uma equipe além do mínimo estabelecido para o Tipo 1 dos Centros que é o que a nossa cidade comporta e teremos dois médicos em escala de plantão de 12 horas, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem atendendo de oito da manhã às oito da noite, assim quem trabalha terá mais oportunidade de procurar o serviço [de saúde]”, disse a secretária municipal, enfatizando que a implementação de tal organismo segue uma orientação advinda do Ministério da Saúde

O Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19 irá funcionar no prédio do Centro de Reabilitação Integrada – CRI, localizado na Avenida Senador João Câmara, vizinho ao Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho. Lillian Fagundes acrescentou que os pacientes desta unidade não terão contato com os que tenham testado positivo para COVID-19 e a chegada destes será por intermédio da vigilância em saúde e da equipe de monitoramento em saúde. Em casos mais graves de infecção os pacientes são encaminhados para unidades de referência como a UPA Dr. Milton Marques de Medeiros, no bairro Alto São Francisco.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário