segunda-feira, julho 12, 2021

Senador Jean apresenta projeto de instalação de usinas solares em escolas para o presidente da Fiern

Imagem reprodução

O Senador Jean (PT-RN) visitou o presidente da Fiern, Amaro Sales, para conversar sobre o projeto Escolas Solares, desenvolvido pelo mandato do parlamentar para parceria com a Federação. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, em Natal.

Também participaram da reunião Vilmar Pereira, vice-presidente da FIERN e presidente do Simetal, Emerson Batista, diretor regional do SENAI-RN, e Rodrigo Mello, diretor executivo do CTGAS-ER e do ISI-ER. 

Jean destinou emendas de R$ 1 milhão para o desenvolvimento das Escolas Solares. O projeto propõe, de início, a instalação de usinas de energia solar em 13 escolas em diferentes cidades do estado. A ideia é fazer com que essas instituições alcancem uma redução significativa nas suas contas de energia e ainda que essas micro-usinas sirvam de laboratório para os alunos e local de treinamento para formar ou atualizar técnicos na cidade. 

“Os estudantes vão poder aprender ciências e tambem conhecer e usar como objeto de análise a montagem e a  utilização desses equipamentos, e ainda poderemos criar uma cultura nesses alunos sobre a importância das energias renováveis”, explicou o Senador Jean.


A proposta é de fazer com que os alunos possam aprender sobre o sistema das usinas e sobre energias renováveis dentro das disciplinas básicas curriculares, como Matemática, Física e Geografia. As escolas estão sendo selecionadas mediante critérios técnicos pelo SENAI/RN em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado. 

O presidente da Fiern, Amaro Sales, afirmou estar feliz com a parceria e agradeceu ao senador. “É muito bom e muito importante trabalhar em geração de energia com quem tem conhecimento sobre o tema, como é o caso do senador Jean”, afirmou. 

No primeiro ano, o projeto irá beneficiar mais de 1500 alunos, que terão de oportunidade de utilizar os conhecimentos apreendidos em sala de aula na prática. 

As Escolas Solares também poderão ser disponibilizadas para a capacitação de técnicos e instaladores nas cidades.

Medições offshore

Também na reunião, o Senador Jean e Amaro Sales conversaram sobre o projeto articulado pelo parlamentar para medição de potencial eólico e solar no mar,  no Rio Grande do Norte e no Amapá. O projeto encontra-se sob formatação com o Ministério de Ciência e Tecnologia. 

Escolas pré-selecionadas para a primeira fase do projeto Escolas Solares:

Escola Estadual Cônego Luís Wanderley (Natal)

Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Natal)

Escola Estadual Vereador José Moacir de Oliveira (São Gonçalo do Amarante).

Escola Estadual Santos Dumont (Parnamirim)

Escola Estadual Rosa Pignataro (Nova Cruz)

Escola Estadual Professora Maria Rodrigues Gonçalves (Alto dos Rodrigues).

Escola Estadual Professora Clara Teteo (Macau)

Escola Estadual Monsenhor Honorário (Pendências)

Instituto Vivaldo Pereira (Currais Novos)

Escola Estadual Aida Ramalho (Mossoró)

Escola Estadual Professora Maria Zenilda (Apodi)

Escola Estadual Francisco De Assis Bittencourt (João Câmara)

Escola Estadual Professora Calpurnia Caldas de Amorim (Caicó)

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário