12 fevereiro 2022

Faleceu em Currais Novos (RN) Luzia Dantas: a santeira mais importante do Rio Grande do Norte (RN)

Imagem: reprodução

Morre a santeira mais importante do Rio Grande do Norte (RN). A cidade de Currais Novos (RN) está de luto pelo falecimento da sua ilustre filha, Luzia Dantas de Araújo, conhecida como Luzia Santeira.

Nascida em 1937 no sítio Rio Cachoeira, no município de São Vicente (RN), por décadas morava em Currais Novos (RN). Suas esculturas de madeira estão espalhadas por toda parte e podem ser vistas em museus, galerias e em casas de colecionadores brasileiros e estrangeiros.

Dona Luzia Santeira era uma pessoa reservada e simples. A arte de talhar a madeira começou ainda criança com obras que retratavam tipos populares e a vida do povo nordestino. 

Mas foi fazendo santos que Luzia ficou famosa, sendo reconhecida como uma das principais santeiras do Nordeste. Suas peças de Arte Sacra, como a Sant’Ana, Nossa Senhora da Conceição, Santa Luzia, São Francisco, são consideradas obras primas.

Luzia fazia suas esculturas com a madeira da umburana e usava como instrumento de trabalho o canivete, sovela, escopo, serrote, lixa, faca e facão. Suas esculturas em estilo barroco impressiona pela riqueza de detalhes. A delicadeza dos detalhes das peças o fez ser reconhecida como a santeira mais importante do Rio Grande do Norte (RN).

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário