05 fevereiro 2022

Secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Assú trabalham juntas no descarte de pneus velhos

Imagem: reprodução

Sabendo dos prejuízos ambientais e sociais gerados pelo acúmulo de resíduos sólidos, a Prefeitura do Assú, através das Secretarias Municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Urbanismo, realiza ações desde a coleta até a destinação final adequada deste tipo de lixo coletado na cidade. Dentro do extenso material coletado, há um grande número de pneus inutilizáveis que são recolhidos todas as sextas-feiras, em borracharias e oficinas do município.

Os pneus levam, em média, 600 anos para se decomporem na natureza, além de quando descartados de maneira errônea se tornam criadouros do Aedes Aegypti e outros insetos que transmitem doenças para a população. Diante dos fatos, os pneus coletados pela Secretaria de Serviços Públicos são armazenados em 2 containers da Secretária de Meio Ambiente, instalados no Centro Administrativo, que, a partir de um convênio entre a Prefeitura e a empresa Mizu Cimentos, a cada 15 dias são retirados pela empresa para uma destinação adequada.

Dando continuidade à destinação, ao chegarem na Mizu Cimentos, os pneus são preparados (cortados e retirados os ferros) e utilizados para alimentar os fornos da fábrica, pois com a existência dos filtros, que não permitem a passagem dos agentes contaminantes pelos fornos, não ocorre contaminação ambiental. Dessa forma, a Prefeitura do Assú, através das secretarias, segue trabalhando em benefício do meio ambiente e do bem-estar de toda a população.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário