19 outubro 2020

Água: Obra do DNOCS em reservatório pode reduzir abastecimento em 16 cidades do RN

Imagem: Reprodução

A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) foi comunicada pelo Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS) que, entre os dias 23 a 27 de outubro, realizará obras na Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves (foto).

A intervenção, com fechamento da comporta, pode reduzir o abastecimento de água para 16 cidades.
Os municípios que podem ter redução no abastecimento são: Alto do Rodrigues, Angicos, Assú, Caiçara do Rio dos Ventos, Carnaubais, Fernando Pedroza, Guamaré, Jardim de Angicos, Lajes, Macau, Mossoró, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Riachuelo e Serra do Mel.

A Caern alinhou com o DNOCS medidas para minimizar os impactos no abastecimento.
Dentre elas, um aumento na liberação de água no rio Piranhas-Açu no período que antecede a obra, possibilitando uma maior reservação.

De acordo com Jairo Ferreira, gerente da unidade regional Sertão Central da companhia, será uma reserva para que a Caern possa fazer a captação da adutora Jerônimo Rosado que abastece parte de Mossoró e Assú.

A reserva também servirá para o abastecimento das cidades de Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues e Carnaubais, com captações ao longo do rio Piranhas-Açu.
Água do açude Mendubim também dará reforço para abastecimento destas cidades.
Já no sistema adutor Sertão Central, o DNOCS construirá uma adutora emergencial para funcionar no período, captando água do lago da barragem e levando até o canal do Pataxó.
A captação para as cidades abastecidas pela adutora Sertão Central - Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Jardim de Angicos, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Riachuelo - ocorre pelo referido canal.

Após a conclusão das obras, a água da barragem será liberada em maior quantidade e reforçará pelo período de quatro dias para recuperar o volume nas captações e normalizar o abastecimento das cidades, adianta informação da assessoria de imprensa da Caern.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário