20 setembro 2021

Natal: Plantio de mudas marca Dia da Árvore no Parque das Dunas

Ação representa a VI edição da Campanha Bosques da Memória.

Imagens: Reprodução

Nesta terça-feira (21), data em que se comemora o Dia da Árvore, o solo do Parque das Dunas receberá novas mudas. O grupo Rotary, em parceria com a gestão da Unidade de Conservação, organizou uma ação de plantio, a partir das 9h, como forma de celebrar a data por meio de uma atividade ambiental e de perpetuação à vida. A atividade representa a VI edição da Campanha Bosques da Memória.

A ideia é que cada pessoa plante uma árvore, marque o @rotaryreismagos e o @parquedasdunas nas redes sociais para inspirar mais pessoas e acompanhe o crescimento da planta ao longo do tempo.

Para esta ação, foram doadas 30 mudas do Viveiro do Parque, nativas da Mata Atlântica. Entre as espécies temos ipê roxo, peroba rosa, pau-brasil, jatobá, quiri, maçaranduba, entre outras. 

Para o engenheiro florestal do Parque das Dunas, Giliard Santos, “essa será uma ação com três significados: combate às espécies exóticas, homenagem às vítimas de Covid-19, e sensibilização sobre a importância de se plantar uma árvore”, disse.

A campanha é uma atividade voltada à preservação do meio ambiente, com o objetivo de incentivar a prática da cidadania e sensibilização da população. O local do plantio acontecerá em uma área no Bosque dos Namorados, onde está sendo feito um trabalho de substituição das espécies exóticas por nativas.

As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades, inclusive, o reflorestamento é uma das principais estratégias para combater o aquecimento global. 

A gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, fala que, dentre os inúmeros benefícios, elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. "Além disso, elas protegem a biodiversidade: cerca de 80% de todas as espécies de plantas e animais dependem das árvores. O desaparecimento de algumas florestas em regiões do planeta foi responsável pela extinção de vários animais, insetos e de outras plantas", concluiu Mary.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário