03 setembro 2021

Prefeito Nixon Baracho assina termo de cooperação para instalação de usina de tratamento de resíduos sólidos

Imagens: Reprodução

O prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho, assinou esta semana um termo de cooperação técnica, juntamente com o chefe do executivo itajaense, Alaor Ferreira, com a intenção de futuramente instalar uma usina de tratamento de resíduos sólidos, a ser construída no município de Itajá. 

A usina deverá receber os Resíduos Sólidos Urbano (RSU) de Alto do Rodrigues e atuar na recuperação energética dos mesmos. De acordo com o documento, compete ao município cooperante, destinar os resíduos sólidos coletados em seu município para a usina em apreço, quando em efetivo funcionamento e arcar com as despesas de processamento dos resíduos pela usina em valor a ser estabelecido em contrato futuro.

O prazo de vigência do termo entre os dois municípios começou a contar a partir da assinatura dos gestores, e estabelece um prazo máximo de 18 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

Ainda de acordo com o termo, as despesas à plena consecução do objeto acordado, tais como: pessoal, deslocamentos, comunicação entre os órgãos, e outras que se fizerem necessárias, correrão por conta das dotações específicas constantes nos orçamentos do partícipes, não cabendo aos mesmos quaisquer remuneração.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), "nas cidades brasileiras, a crescente geração desse tipo de resíduo e as práticas de descarte estabelecidas, aliados ao ainda alto custo de armazenagem, resultaram em volumes crescentes de RSU acumulados e, historicamente, em sérios problemas ambientais e de saúde pública”. 

Ao longo dos anos, a disposição irregular de RSU tem causado a contaminação de solos, cursos d’água e lençóis freáticos, e também doenças como dengue, leishmaniose, leptospirose e esquistossomose, entre outras, cujos vetores encontram nos lixões um ambiente propício para sua disseminação.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário