sexta-feira, fevereiro 11, 2022

Programa de Residência Médica do Hospital Walfredo Gurgel forma sua 16ª turma

Imagem: reprodução

O Programa de Residência Médica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel realizou, nesta sexta-feira (11), cerimônia de colação de grau da sua 16ª turma de Cirurgia, com cinco médicos residentes em Cirurgia - Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica, que iniciaram sua formação em março de 2020, com término em fevereiro de 2022.

O secretário de Estado da Saúde, Cipriano Maia, esteve presente ao evento, prestigiando os formandos: Dra. Isadora Velucia Dias de Araújo, Dr. Osmani Yoandris Ortiz Guerra, Dra. Karla Cristina Franco Guimarães Nunes, Dr. João Gilberto Mendonça Bezerra Jales e Dr. Matheus José Gurgel Linhares.

“Hoje é um dia especial para os concluintes da Residência Médica do Hospital Walfredo Gurgel, que superaram mais essa etapa de sua formação, em busca de aperfeiçoamento técnico e profissional. Independente da especialidade escolhida, espero que a exerçam com esmero e dedicação, colocando o paciente sempre em primeiro plano”, destacou o cirurgião geral do HMWG, Dr. Paulo Renato Leal, que foi homenageado pela turma de formandos 2022, nomeada com seu nome.

Programa de Residência Médica: O HMWG é referência no Rio Grande do Norte no atendimento de pacientes vítimas de armas de fogo, armas brancas, acidentes de trânsito e queimaduras, além de outras situações graves. Seu Programa de Residência Médica foi iniciado há cerca de 17 anos, sob a coordenação de Dr. Henrique Mota, e vem formando médicos especialistas em Cirurgia Geral.

Em 2019, houve uma alteração nacional da duração nos programas de Residência em Cirurgia, passando de 2 anos para 3 anos. Dessa forma, a área da Cirurgia foi então dividida em duas: Área Cirúrgica Básica (2 anos) e Programa de Cirurgia Geral (3 anos).

Inicialmente, o Programa optou pela Área Cirúrgica Básica, com duração de 2 anos, considerada um pré-requisito para as demais áreas cirúrgicas (Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Urologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Coloproctológica).

A partir deste ano, o Programa volta à formação de médicos especialistas em Cirurgia Geral, com a oferta de quatro vagas em R1, edital realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), já em fase final da seleção para homologação e convocação dos novos médicos.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário