24 agosto 2021

Média de solicitações por UTIs Covid é a menor desde maio de 2020 no RN

Regula RN indica que estado tem média diária de solicitações abaixo de 30, número semelhante ao do início da pandemia. Especialistas apontam vacinação em massa como principal razão da queda.

Imagem: reprodução

A média móvel de solicitações por UTIs Covid é a menor desde o mês de maio de 2020, no início da pandemia, no Rio Grande do Norte. É o que aponta o Regula RN, sistema público que monitora as internações no estado. Recentemente, a plataforma tem registrado menos de 30 e às vezes 20 pedidos por dia - esse número chegou a ser de 150 em maio.

No começo desta semana, o sistema aponta que cerca de 90 pessoas estão ocupando leitos críticos destinados à doença no estado - em maio, foram mais de 400 pessoas internadas simultaneamente em UTIs no estado. A principal razão para a queda é a vacinação em massa, segundo os especialistas.

Nesta segunda-feira (23), o RN chegou a 2 milhões de pessoas com pelo menos uma dose.

"As vacinas são proteção efetiva contra a gravidade. Mas perceba o que a gente vem constatando em grandes países é que ela não é suficiente para proteger a população do contágio. A gente está lidando com um adversário letal e em razão disso tem não só que ampliar a vacinação, mas também ter os cuidados para que o vírus não circule mesmo que nesse momento os vacinados estejam protegidos da forma mais grave da doença", explicou o epidemiologista Ion de Andrade.

O novo indicador composto publicado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na segunda-feira aponta também que atualmente nenhum município do RN está na faixa vermelha, considerada a mais crítica para a doença. O dado é avaliado com níveis de internações, óbitos e contágios de cada cidade.

Ao todo, 160 estão na faixa verde (a melhor) e 7 na faixa amarela (intermediária). Os dados, portanto, também representam que o número de casos, neste momento, segue uma tendência de queda.

O professor o professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Dias do Nascimento, aponta que o estado pode chegar a cerca de 7.320 óbitos no inicio de setembro - atualmente são 7.238 - mas que, apesar do aumento no número total, esse número representa uma estabilidade.

E a tendência, segundo ele, é que o numero diário de casos confirmados também diminua, chegando ao patamar mais seguro da pandemia: menos de 100 novos casos por dia.

"Se esse número cai para um número menor que 50 casos por milhão de habitantes, nó podemos dizer que o nível de incidência está obviamente para uma situação de segurança", explica José Dias Nascimento.

Além de vacinação em massa, as medidas individuais de proteção também são fundamentais para o controle da transmissibilidade, segundo os cientistas. O que pode mudar essa tendência de melhora é a negação da vacina por parte dos mais jovens e o atraso na aplicação da segunda dose.

Para evitar isso, o epidemiologista Ion de Andrade acredita que o RN pode seguir o exemplo de outros estados que adotaram o passaporte vacinal como requisito para o ingresso em ambientes.

"Eu diria que essa medida do passaporte vacinal se preenche de uma lógica sanitária muito forte. Porque é preciso não somente proteger o vacinado. Acredito que ela é justa porque ela premia aqueles que se comportaram corretamente dentro da pandemia", diz.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário