28 agosto 2021

Corpo de Bombeiros do RN vai criar Memorial para resgatar história da instituição

Imagens: Reprodução

Com o objetivo de resgatar a história centenária, valores e a tradição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), o Comando Geral do CBMRN, por meio da Comissão de Implantação e Estruturação do Memorial, convida todos os bombeiros veteranos ou da ativa, familiares e amigos para doarem voluntariamente fotografias, documentos históricos e objetos para a implantação do futuro Memorial da Instituição. 

Nesta semana, o subcomandante-geral do CBMRN, coronel Josenildo Acioli, fez a primeira doação.

Para o comandante-geral, coronel Luiz Monteiro Júnior, a implementação de um Memorial é uma forma de resgatar os valores da instituição. “O Corpo de Bombeiros tem mais de cem anos servindo o povo potiguar, com valorosos homens e mulheres. Os acontecimentos e marcos históricos precisam ser resgatados e apresentados ao público em geral. Por isso, a ideia inicial é criar um acervo histórico, para sempre manter vivo o nosso passado. Portanto, convoco toda a tropa bombeiro militar da ativa e da reserva para construir o nosso Memorial”, reforçou.

Historiador, pesquisador e um dos idealizadores do projeto, o sargento Flademir Dantas percorreu vários estados e visitou museus de outras corporações em busca de implementar juntamente com o Comando Geral um acervo no CBMRN. “No mês passado (julho) estive na cidade do Rio de Janeiro e fiz uma visita técnica ao Museu Histórico do Corpo de Bombeiros do RJ. Lá é um lugar incrivelmente fantástico. Uma parte da história está registrada em documentos, fotografias, equipamentos e veículos, formando um rico patrimônio, uma memória”, disse.

DOAÇÕES: Os interessados em fazer doações para Comissão de Implantação e Estruturação do Memorial do CBMRN podem se dirigir ao Centro de Logística (CLOG), de segunda a sexta, das 08h às 17h, localizado na Avenida Alm. Alexandrino de Alencar, 959 - Barro Vermelho, Natal - RN, 59030-350, ou ligar para o telefone (84) 9.8130-6701.

Instituída pela Portaria de Dispensa e Designação-SEI Nº 269, de 20 de agosto de 2021, publicada no BGCB nº160, de 20 de agosto de 2021, como forma de valorização e reconhecimento aos doadores, todos os objetos (uniformes, capacetes, instrumentos, cintos, coberturas, ferramentas, etc.) e documentos doados que irão compor o futuro Memorial do CBMRN, serão devidamente catalogados e registrados com os nomes dos seus respectivos doadores, objetivando dar visibilidade ao acervo, bem como ao seu doador.

Fonte: Fatos do RN

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário