30 agosto 2021

Governadora comemora 188 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Ó

Aniversário da paróquia, em Nísia Floresta, foi celebrado com missa de ação de graças e entrega da obra de restauração da igreja

Imagens: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra participou neste domingo (29) do encerramento dos 188 anos de fundação da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta. A programação teve início no último dia 20 e terminou com uma missa de ação de graças, celebrada pelo pároco padre Ajosenildo Nunes. Também esteve presente a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Íris Oliveira.

Com uma história que remonta ao séc. XVII, com alusão a uma capela no ano de 1689, a Matriz de Nossa Senhora do Ó foi construída em 1833, constituindo um exemplar da estética barroca. A missa marcou ainda a entrega da igreja com 90% da obra concluída, faltando apenas o forro da nave central e as laterais.

O local detém uma simbologia diante do importante trabalho social realizado pelas Irmãs Missionárias do Jesus Crucificado nos anos 60, que deu origem à Campanha da Fraternidade.

“Quando a gente olha para esse momento de hoje, celebrando 188 anos, nos leva a refletir sobre o passado, no sentido de homenagear aqueles e aquelas que lutaram para manter acesa a chama da fé e da esperança na Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Foi aqui, em Nísia Floresta, que foram plantadas as sementes da Campanha da Fraternidade, que até hoje impulsiona a comunidade cristã a refletir sobre os desafios e as aflições da sociedade”, declarou a governadora, parabenizando a comunidade paroquiana pelas lições de cooperação e união que, depois de 7 anos, conseguiram restaurar a Igreja de Nossa Senhora do Ó. “Uma das mais bonitas do Rio Grande do Norte”, complementa.

A governadora também lembrou sobre os tempos difíceis que vivemos na pandemia, da necessidade de ter tomado medidas restritivas, da abertura de leitos, das vitórias conquistadas com a redução de casos e óbitos – mas alertou que ainda não acabou, e fez um apelo para que as pessoas se vacinem com o esquema completo das duas doses. Aproveitou o momento para ações estaduais como o Programa Nova Escola Potiguar, que construirá um dos IERN´s na região de São José do Mipibu, e também do Acolhe RN, voltado para a assistência aos órfãos da pandemia.

“Que Nossa Senhora do Ó nos proteja, que recobre cada vez mais nossa fé e nossa esperança, que nos dê saúde e proteja a vida do povo do Rio Grande do Norte. E que me dê cada vez mais sabedoria, para que eu possa seguir com a missão de governar para todos e todas, mas principalmente para aqueles que mais precisam da proteção social”, destacou a chefe do Executivo estadual.

A celebração respeitou todas as medidas e protocolos de prevenção e distanciamento contra a covid-19, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel, distanciamento e limite de pessoas no local. A celebração foi transmitida pela página do Facebook da Paróquia da Matriz de Nossa Senhora do Ó.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário